Bairros do Recife terão ruas fechadas para estimular o lazer entre as crianças

A programação, que integra as ruas do bairro do Arruda, Coque, Graças, Bode, Campina do Barreto e Iputinga, será neste sábado (12)

AmarelinhaAmarelinha - Foto: Reprodução

Seis bairros do Recife terão as ruas fechadas neste sábado (12) para celebração da campanha “A rua também é nossa” que estimula a abertura de espaços de lazer para as crianças. A ação é produzida pela Pirilampo Criativo, e durante a iniciativa serão promovidas ações educativas e de arte para a primeira infância.

A programação integra as ruas do bairro do Arruda, Coque, Graças, Bode, Campina do Barreto e Iputinga, que estarão bloqueadas das 7h às 13h para o tráfego de veículos. As atividades são gratuitas, e a expectativa é que mais de 500 crianças participem do evento.

“Queremos mostrar a potencialidade e pluralidade que a rua possui. Ela não é apenas caminho e acesso. A via é lugar de existência, diversão, aprendizado, coletividade e, principalmente, para as crianças pequenas, a rua deve ser lugar de encontro e do brincar”, afirma Rita de Cácia, diretora executiva da Usina da Imaginação e coordenadora de Pirilampo Criativo Lab.

Serão feitas pinturas interativas no asfalto, como figuras geométricas e desenho para o jogo de amarelinha. Cada criança vai estar em uma equipe com mediador e recreador e receberá um baú para que participem de brincadeiras com bola, elástico, chocalhos, petecas, blocos, tampas de panelas.

Leia também:
Um dia para a santa e as crianças
Com Palhaço Chocolate, Paulista comemora Dia das Crianças uma semana depois


A avenida Professor José dos Anjos, no Arruda, será o ponto principal da campanha. Além da programação com o Maracatu Estrela Brilhante, dança, brincadeiras tradicionais e cineclube infantis, haverá um polo da primeira infância com atividades especiais para crianças de até seis anos com livros, experiências sensoriais e jogos adequados.

Nesse dia também será lançado o abaixo assinado online para que as pessoas de toda cidade registrem a defesa da criação de uma lei municipal que institua o fechamento de ruas uma vez por semana para uso da população e especialmente para as crianças brincarem e os pais e cuidadores desfrutarem de espaço seguro com seus filhos pequenos.

Confira as ruas que estarão bloqueadas neste sábado:

- Rua Aníbal Falcão (Graças)
-Av. Professor José dos Anjos (Arruda)
-Rua São João da Lagoa (rua da Creche Sementinhas. Iputinga)
-Rua São Luis (Bode)
-Rua Cel Mário Libório (Campina do Barreto)
-Rua Hélio de Albuquerque (Coque)

Veja também

Confira a previsão do tempo para esta quarta (21) em Pernambuco
TEMPO

Confira a previsão do tempo para esta quarta (21) em Pernambuco

Ministério da Saúde fecha acordo com governo de SP para compra de 46 milhões de doses da Coronavac
Coronavírus

Ministério fecha acordo para 46 mi de doses da Coronovac e diz que vacina entra no calendário nacional