Rebecca Weiss

'Banho nos testículos': alemã cria projeto de anticoncepcional masculino e ganha prêmio

Inventora Rebecca Weiss se inspirou após procurar métodos alternativos e não encontrar disponíveis para homens

Método consiste em 'banhar' os testículos antes da relação sexualMétodo consiste em 'banhar' os testículos antes da relação sexual - Foto: Divulgação

Uma forma inovadora de contracepção masculina garantiu um prêmio internacional à inventora alemã Rebecca Weiss. Ela criou um artefado baseado em ultrassom que consiste em "banhar" os testículos de forma a neutralizar os espermatozoides. 

Pela invenção, a alemã ganhou o prêmio principal do James Dyson Awards, uma competição de design. Rebecca levou US$ 45 mil - equivalente a cerca de R$ 250 mil.

O esquema é simples: o COSO, como é chamado o produto, usa ultrassom para paralisar temporariamente o movimento dos espermatozoides, o que interrompe a contracepção, já que não chegam a fertilizar os óvulos na relação sexual.

Com poucos minutos de ação, o método é indolor. No entanto,não há informações disponíveis sobre efeitos colatereais adversos, de acordo com reportagem publicada pelo site UPI. 

O prêmio, além do reconhecimento e valor em dinheiro, permite a prospecção de verbas para que o produto deixe a fase de testes e seja comercializado no mercado.

Rebecca Weiss foi premiada pelo projeto (Foto: Divulgação)

A inspiração de Rebecca se deu após um problema de saúde. Ela teve câncer no colo do útero, e os médicos suspeitam que tenha sido provocado pelo frequente uso de pílulas anticoncepcionais. 

"Quando meu companheiro e eu procuramos métodos alternativos [de contracepção], percebemos a falta de métodos para os homens. Esse problema não é só meu, afeta muitas outras mulheres e torna evidente que se discuta publicamente alternativas", disse Rebecca no projeto apresentado ao Dyson Awards.

Veja também

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima
GRANDE RECIFE

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições
MUNDO

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições

Newsletter