Retomada

Bares e restaurantes terão de exigir comprovante de vacina em SP, segundo prefeito

Norma passará a valer no próximo dia 30 e até sexta-feira (27) será disponibilizado um aplicativo para ser usado por clientes e estabelecimentos

Aglomeração na região dos Jardins, no primeiro final de semana sem regras de restrições de horários de funcionamento de bares em São Paulo Aglomeração na região dos Jardins, no primeiro final de semana sem regras de restrições de horários de funcionamento de bares em São Paulo  - Foto: Reprodução/Redes sociais

Quem quiser entrar em ambientes fechados na capital paulista, a partir do próximo dia 30, terá de comprovar que tomou ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19. A medida valerá, inclusive, para bares e restaurantes.

A regra foi anunciada nesta segunda-feira (23) pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) durante o início da vacinação de jovens com comorbidades, a partir for 12 anos, no Shopping Vila Olímpia, na zona sul da cidade.

O secretário da Saúde, Edson Aparecido, explicou ao Agora que até sexta-feira (27) será lançado um aplicativo para comprovação de vacinação na porta de restaurantes e demais ambientes fechados.



"Quando liberar o aplicativo, é só se cadastrar no site da prefeitura, informando a unidade onde foi imunizado e a data. Após a conferência das informações, a pessoa fica autorizada a entrar nos ambientes", disse.

Aparecido acrescentou que será preciso direcionar o celular para um QR Code no estabelecimento –que também precisará ter o aplicativo. A partir daí será informado se o cliente foi imunizado com ao menos uma dose da vacina contra o novo coronavírus.

"Caso não constar vacina, a pessoa terá de ser barrada. A Vigilância Sanitária irá fiscalizar os estabelecimentos e, caso alguém sem vacina esteja no local, uma multa será aplicada", afirmou o Nunes, que disse ainda não ter os valores das punições. "Até sexta, estará tudo organizado."

Neste fim de semana, o primeiro sem restrição de horário e capacidade de público, bares estavam lotados na capital, inclusive por causa do calor.

Veja também

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia
Diplomacia

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia
Ataque de 1994

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia

Newsletter