Notícias

Barragem de Águas Belas em situação de alerta

A estrutura apresenta fissuras no seu barramento e está na cota máxima devido às fortes chuvas recentes

Barragem de Águas BelasBarragem de Águas Belas - Foto: Reprodução/YouTube

Uma pesquisa emergencial realizada pelo Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social (Cieg), da Fundação Joaquim Nabuco, mostra a magnitude do desastre tecnoindustrial que poderá acontecer caso a Barragem de Águas Belas, no Agreste Meridional de Pernambuco, se rompa.

Ela apresenta fissuras no seu barramento e está na cota máxima devido às fortes chuvas ocorridas recentemente, o que gera potencial risco de rompimento. A bacia do rio Ipanema (onde está situada a barragem) apresenta uma área de 6.209,67 km², com os municípios pernambucanos de Águas Belas e Pedra totalmente inseridos nela.

De acordo com um mapa produzido pelo Cieg, se houver o rompimento da barragem a massa d’água se deslocará pelo leito do rio Ipanema e rapidamente atingirá as cidades de alagoanas de Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras e Batalha, causando enormes destruições.

Considerando uma área de 2,5 km para cada margem do rio Ipanema, um mapa elaborado pelo Cieg analisa a extensão geográfica da onda piroclástica após o possível rompimento até atingir a margem esquerda do rio São Francisco no município alagoano de Belo Monte.

Segundo o IBGE (2018), considerando apenas as três cidades alagoanas citadas - Santana do Ipanema (47.486 habitantes), Poço das Trincheiras (14.386) e Batalha (18.485) -, a população urbana que poderá ser diretamente atingida em Alagoas totaliza 80.357 habitantes.

Apenas em Águas Belas, a população atingida poderá representar aproximadamente 43 mil habitantes, com alta densidade demográfica (45,41 hab/km²). Não se sabe ainda os impactos que a inundação repentina poderá causar ao rio São Francisco.

As cidades com maior população e que poderão ter maiores impactos se caracterizam como centros urbanos em espaços rurais do sertão nordestino com algum dinamismo recente, mas insuficiente para impactar a dinâmica regional, como é o caso de Águas Belas, em Pernambuco.

Já Santana do Ipanema se caracteriza como um centro urbano em espaços rurais pobres com média e baixa densidade populacional e relativamente isolado, enquanto Poço das Trincheiras se caracteriza como uma pequena cidade com poucas atividades urbanas em espaços rurais de pouca densidade econômica.

Na memória dos desastres naturais em Alagoas, um fato marcante e trágico foi a inundação de 1969 em São José da Lage, cujo rompimento de um dique após fortes chuvas ocasionou o desastre que pegou a população da cidade de surpresa por volta das 2h da madrugada, matando várias pessoas.

Veja também

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas
Conflito

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso
Crime

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso

Newsletter