Batalhão da Polícia Militar é inaugurado em Jaboatão dos Guararapes

Nova unidade, localizada na rua Padre Chromácio Leão, no centro do município, foi entregue nesta sexta

Bruno Baptista, presidente da OAB-PEBruno Baptista, presidente da OAB-PE - Foto: Divulgação

Conforme a Folha de Pernambuco antecipou na edição da última quinta-feira (29), Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, ganha, nesta sexta (30), um novo Batalhão da Policia Militar. O policiamento ostensivo no município será reforçado com a inauguração do 25º Batalhão de Polícia Militar Coronel Cláudio Galdino da Silva, que assumirá a segurança de 35 bairros dos territórios de Jaboatão Velho e da cidade de Moreno.

Até então, a área estava sob a abrangência do 6º BPM Henrique Dias, que passará a focar sua atuação na orla, Prazeres e entorno. A nova unidade, localizada na rua Padre Chromácio Leão, Centro, foi entregue a população com a presença do secretário de Defesa Social, Angelo Gioia, e do prefeito Elias Gomes.

Jaboatão dos Guararapes é um município de grande extensão e população, com cerca de 250 km quadrados e quase 700 mil habitantes. Para o secretário Angelo Gioa, com a implantarmos do novo Batalhão, será ampliado a ação para as áreas com alta incidência de homicídios de alguma forma relacionados ao tráfico de drogas, a exemplo do que ocorre em Cavaleiro, os Curados, Santo Aleixo e Vila Rica. E a nova estrutura terá a missão de reduzir os homicídios, assim como os assaltos e crimes contra o patrimônio, levando mais tranquilidade à população dessas localidades.

O nome do 25º BPM homenageia o então comandante do 10º Batalhão da PM (Palmares), falecido em 2012 após um acidente de carro no Recife, juntamente com o major Felipe Apurangy de Araújo. O terreno e a reforma que transformou uma residência em quartel foram garantidos pela Prefeitura de Jaboatão. Os equipamentos, climatização e mobília foram adquiridos pelo Governo do Estado, a um custo de R$ 175 mil. O efetivo que começa a atuar na unidade é de 350 policiais, entre oficiais e praças. Uma parte deles foi cedida pelo 6º BPM e outra veio do remanejamento de militares que exerciam funções administrativas na SDS e outros órgãos.

O comandante do 25º, major Adilson Gomes da Silva, que já exerceu diversas funções na carreira militar dentro do Comando Geral da PM e já foi subcomandante do 12º e do 18º batalhões, sediados na Várzea (Recife) e no Cabo de Santo Agostinho respectivamente, explica que o local tem estrutura moderna de trabalho, com vinte salas, recepção, central de atendimento, todos os ambientes com internet. E promete serem pioneiros, entre os demais batalhões, no uso de radiocomunicadores digitais em nossas viaturas, o que facilitará a comunicação, especialmente em áreas ermas, com dificuldade de conexão. Ainda segundo o major, em sua atuação, buscará a aproximação com as comunidades.

MAIS UMA OBRA - A inauguração de um novo batalhão se junta a outras obras importantes entregues pelo Governo de Pernambuco na área de segurança pública. Em 2015, foi inaugurado o novo Centro Integrado de Operações de Defesa Social – Ciods. No mesmo ano, entrou em atividade a 2ª Companhia do Batalhão Especializado de Polícia do Interior – BEPI, responsável pelo recobrimento de efetivo e operações especiais de combate à criminalidade nos 56 Municípios do Agreste e na Zona da Mata

Veja também

Aumento do diesel eleva 'insatisfação' de caminhoneiros, mas governo ainda não vê risco de greve
Greve

Aumento do diesel eleva 'insatisfação' de caminhoneiros, mas governo ainda não vê risco de greve

Nove ex-ministros do Meio Ambiente pedem que europeus ajudem Amazônia na pandemia
Brasil

Nove ex-ministros do Meio Ambiente pedem que europeus ajudem Amazônia na pandemia