Notícias

Batalhão da Polícia Militar é inaugurado em Jaboatão dos Guararapes

Nova unidade, localizada na rua Padre Chromácio Leão, no centro do município, foi entregue nesta sexta

Bruno Baptista, presidente da OAB-PEBruno Baptista, presidente da OAB-PE - Foto: Divulgação

Conforme a Folha de Pernambuco antecipou na edição da última quinta-feira (29), Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, ganha, nesta sexta (30), um novo Batalhão da Policia Militar. O policiamento ostensivo no município será reforçado com a inauguração do 25º Batalhão de Polícia Militar Coronel Cláudio Galdino da Silva, que assumirá a segurança de 35 bairros dos territórios de Jaboatão Velho e da cidade de Moreno.

Até então, a área estava sob a abrangência do 6º BPM Henrique Dias, que passará a focar sua atuação na orla, Prazeres e entorno. A nova unidade, localizada na rua Padre Chromácio Leão, Centro, foi entregue a população com a presença do secretário de Defesa Social, Angelo Gioia, e do prefeito Elias Gomes.

Jaboatão dos Guararapes é um município de grande extensão e população, com cerca de 250 km quadrados e quase 700 mil habitantes. Para o secretário Angelo Gioa, com a implantarmos do novo Batalhão, será ampliado a ação para as áreas com alta incidência de homicídios de alguma forma relacionados ao tráfico de drogas, a exemplo do que ocorre em Cavaleiro, os Curados, Santo Aleixo e Vila Rica. E a nova estrutura terá a missão de reduzir os homicídios, assim como os assaltos e crimes contra o patrimônio, levando mais tranquilidade à população dessas localidades.

O nome do 25º BPM homenageia o então comandante do 10º Batalhão da PM (Palmares), falecido em 2012 após um acidente de carro no Recife, juntamente com o major Felipe Apurangy de Araújo. O terreno e a reforma que transformou uma residência em quartel foram garantidos pela Prefeitura de Jaboatão. Os equipamentos, climatização e mobília foram adquiridos pelo Governo do Estado, a um custo de R$ 175 mil. O efetivo que começa a atuar na unidade é de 350 policiais, entre oficiais e praças. Uma parte deles foi cedida pelo 6º BPM e outra veio do remanejamento de militares que exerciam funções administrativas na SDS e outros órgãos.

O comandante do 25º, major Adilson Gomes da Silva, que já exerceu diversas funções na carreira militar dentro do Comando Geral da PM e já foi subcomandante do 12º e do 18º batalhões, sediados na Várzea (Recife) e no Cabo de Santo Agostinho respectivamente, explica que o local tem estrutura moderna de trabalho, com vinte salas, recepção, central de atendimento, todos os ambientes com internet. E promete serem pioneiros, entre os demais batalhões, no uso de radiocomunicadores digitais em nossas viaturas, o que facilitará a comunicação, especialmente em áreas ermas, com dificuldade de conexão. Ainda segundo o major, em sua atuação, buscará a aproximação com as comunidades.

MAIS UMA OBRA - A inauguração de um novo batalhão se junta a outras obras importantes entregues pelo Governo de Pernambuco na área de segurança pública. Em 2015, foi inaugurado o novo Centro Integrado de Operações de Defesa Social – Ciods. No mesmo ano, entrou em atividade a 2ª Companhia do Batalhão Especializado de Polícia do Interior – BEPI, responsável pelo recobrimento de efetivo e operações especiais de combate à criminalidade nos 56 Municípios do Agreste e na Zona da Mata

Veja também

Pernambuco antecipa nomeação de 92 soldados do Corpo de Bombeiros e pede apoio das Forças Armadas
Chuvas

Pernambuco antecipa nomeação de 92 soldados do Corpo de Bombeiros e pede apoio das Forças Armadas

Pernambuco registra, neste sábado (28), seis mortes e 713 casos de covid-19
Pandemia

Pernambuco registra, neste sábado (28), seis mortes e 713 casos de covid-19