Educa Mais

Bibliotecas digitais oferecem e-books gratuitos

Publicações podem ser baixadas na íntegra e abrangem todas as áreas do conhecimento

Foto: Agência Educa Mais Brasil

A virtualização das bibliotecas tradicionais surgiu como uma forma de democratizar o acesso à informação. Assim, tornou-se aliado de professores, pesquisadores acadêmicos e demais interessados em aprender a partir de conteúdos acadêmicos com fontes seguras.

Hoje em dia, através das bibliotecas virtuais, o leitor pode visualizar a obra na íntegra ou em trechos, em computadores, celulares ou tablets, de forma rápida e simples.

Um exemplo é o Portal de Livros Abertos da Universidade de São Paulo (USP) e da EDUSP, editora da mesma Instituição, oferece uma série de e-books gratuitos em sua plataforma: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP

Essa biblioteca virtual reúne livros digitais acadêmicos e científicos publicados acesso aberto por docentes ou funcionários técnico-administrativos por autores vinculados à USP. É possível encontrar mais de 360 publicações no Portal de Livros Abertos da USP que podem ser baixadas na íntegra e que abrangem todas as áreas do conhecimento, como Arquitetura, Engenharia, Educação, Saúde, além de coleções temáticas. A plataforma utiliza o software de código aberto Open Monograph Press (OMP), mantido pelo Public Knowledge Project (PKP).

Outra biblioteca famosa e com acervo variado é o Domínio Público. Criado pelo Ministério da Educação – MEC, no site é possível encontrar obras literárias, artísticas e acadêmicas, de acesso gratuito. São mais de 180 mil títulos, em diversas mídias: sonoras, textuais, vídeo e imagéticas, disponíveis para baixar gratuitamente.

Outra importante biblioteca que também tem acesso gratuito é a Biblioteca Digital da Unicamp, uma das primeiras, que começou com as teses e dissertações feitas pelos professores, pesquisadores e alunos da instituição. Atualmente, conta em seu acervo com dissertações, pesquisas em andamento, teses, obras raras e muito mais. Entre eles está a primeira edição da obra Caramuru, de 1971.

 

Veja também

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas
Conflito

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso
Crime

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso

Newsletter