Estados Unidos

Biden nomeia mulher trans para cargo de alto nível na Saúde

Nos Estados Unidos, os altos cargos de governo precisam da confirmação do Senado

Rachel Levine comandará cargo de alto escalão no governo BidenRachel Levine comandará cargo de alto escalão no governo Biden - Foto: Divulgação/Transição Biden-Harris/AFP

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou, nesta terça-feira (19), a nomeação para ocupar o cargo da subsecretaria de Saúde, que será a primeira funcionária federal transgênero confirmada pelo Senado americano.

Biden escolheu Rachel Levine para ser subsecretária do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS em inglês) dos Estados Unidos, disse o escritório de transição presidencial em um comunicado. 

Nos Estados Unidos, os altos cargos de governo precisam da confirmação do Senado, que passará a ser controlado pelos democratas depois que Biden e a vice-presidente eleita, Kamala Harris, tomarem posse na quarta-feira.

"Levine trará a liderança constante e a experiência essencial que precisamos para que as pessoas superem esta pandemia", disse Biden.

"Ela é uma opção histórica e profundamente qualificada para ajudar a liderar os esforços da Saúde de nosso governo", apontou. 

Biden herdará várias crises ao chegar na Casa Branca, a maior delas sendo a pandemia de coronavírus, que deixa quase 400.000 mortos no país no último ano.

O presidente eleito planeja vacinar 100 milhões de pessoas durante seus primeiros 100 dias no cargo e disse que buscará bilhões de dólares do Congresso para financiar centros de imunização em massa. 

Levine é atualmente secretária de Saúde do estado da Pensilvânia e professora de pediatria e psiquiatria na Escola de Medicina da Universidade Penn State.

Biden nomeou o político da Califórnia, Xavier Becerra, como secretário da Saúde. Se o Senado o confirmar, Becerra será o primeiro hispânico a liderar o HHS.

Veja também

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia
Ataque de 1994

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia

Controladores aéreos convocam greve para quinta-feira (25) na França
Cancelamento de voos

Controladores aéreos convocam greve para quinta-feira (25) na França

Newsletter