EUA

Biden prevê atrasos nas negociações de ajuda financeira para a pandemia

Os republicanos no Congresso estão mostrando forte relutância em aceitar o projeto de lei democrata

O presidente dos Estados Unidos, Joe BidenO presidente dos Estados Unidos, Joe Biden - Foto: DREW ANGERER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / G

"Não espero que saibamos se temos um acordo e até que ponto todo o pacote pode ser aprovado até chegarmos ao fim" das negociações, informou Biden a repórteres na Casa Branca. Isso "provavelmente será em algumas semanas", completou.

Os republicanos no Congresso estão mostrando forte relutância em aceitar o projeto de lei democrata, que visa aumentar o financiamento para vacinas, adicionar  400 dólares aos benefícios semanais de desemprego e emitir aos americanos 1.400 dólares em pagamentos em dinheiro.

O projeto viria na esteira de um pacote de 900 bilhões de dólares aprovado no mês passado.

O governo Biden argumenta que muito mais financiamento ainda é necessário para evitar que a economia, muito fragilizada, despenque ainda mais.

Referindo-se a sugestões de que o governo poderia apresentar o projeto de forma fragmentada, permitindo que os republicanos aprovassem certas partes, Biden disse que estava "relutante em escolher e ter que retirar um ponto ou dois e depois ter que revisá-lo novamente".

Os democratas controlam a Câmara dos Representantes, mas têm apenas uma maioria de um voto no Senado de 100 cadeiras, forçando Biden a angariar o apoio republicano para obter a maioria de 60 votos necessários para aprovar o projeto de lei.

Os democratas têm a opção de usar um procedimento denominado 'reconciliação orçamentária', que lhes permitiria aprovar a medida por maioria simples. Mas Biden, que fez campanha com a promessa de unidade do país, deixou claro que prefere trabalhar pelo apoio de todos nos dois partidos.

"A decisão de recorrer à reconciliação orçamentária vai depender de como forem as negociações", concluiu.

Veja também

Visa amplia lucro para US$ 4,7 bilhões no 2º trimestre fiscal
Visa

Visa amplia lucro para US$ 4,7 bilhões no 2º trimestre fiscal

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza ações de segurança integrada com os municípios
Segurança pública

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza ações de segurança integrada com os municípios

Newsletter