Boi Treloso, Crêeea! e Acorda pra Tomar Gagau na agenda do Carnaval

Tem bloco, troça ou agremiação de Carnaval no seu bairro? A Folha de Pernambuco abriu um espaço para divulgar essa programação: o Internauta Convida

A Troça Carnavalesca Mista Crêeea!A Troça Carnavalesca Mista Crêeea! - Foto: Divulgação

 

Tem bloco, troça ou agremiação de Carnaval no seu bairro? A gente aqui da Folha de Pernambuco abriu um espaço especialmente para divulgar essa programação de folia, é o Internauta Convida. É só mandar as informações (dia, hora e local da folia) para nosso WhatsApp (81) 98187-9290. E deixa que a gente divulga!

Confira abaixo algumas festas carnavalescas

Boi Treloso

Boi Treloso

Boi Treloso - Foto: Divulgação

O grupo foi criado em 2010 com o objetivo valorizar a tradição do bumba-meu-boi. A partir da iniciativa de brincantes de bois que se preocupavam com a fragilidade do brinquedo do bumba-meu-boi no Estado.

Assim, a criação do Boi Treloso se voltou a fortalecer o universo do Boi e contribuir visando preservar a brincadeira. O Boi Treloso participará mais uma vez do Concurso de Agremiações do Recife, na segunda-feira (4) de Carnaval, às 15h, na avenida Nossa Senhora do Carmo.

Crêeea!

Acorda pra Tomar Gagau

Acorda pra Tomar Gagau - Foto: Divulgação

A Troça Carnavalesca Mista Crêeea! foi criada em 2007 durante uma reunião entre atores no espaço cultural Inácia Raposo Meira. Nos intervalos se ouviam muitos “causos duvidosos”, daí surgiu o nome da agremiação, que significa dúvida.

A primeira saída da troça aconteceu no Sítio Histórico. Neste ano, o Crêeea! ocorre no dia 23 de fevereiro, às 15h, no Skina Bar, na rua Professor Andrade Bezerra, 950. Por trás do Centro de Convenções de Pernambuco, em Salgadinho, Olinda.

Acorda pra Tomar Gagau
Surgiu em 2003, quando um grupo de amigos carnavalescos assíduos dos blocos da Região Metropolitana do Recife resolveu criar um bloco para sair nas ruas da Zona Norte da Cidade, que na época contava apenas com o Guaiamum Treloso.

Um dos fundadores do bloco conta que, na época, a música “Bebe Negão”, de Renato Fechine, estava muito popular e a primeira frase da música era “Acorda pra Tomar Gagau”. Nas prévias do Carnaval daquele ano, os amigos se acordavam assim para sair para beber, e o bloco acabou levando esse nome. O bloco sairá no sábado (23), com concentração às 12h.

 

Veja também

Municípios dão início à etapa de vacinação contra Covid-19 para idosos. Saiba como fazer cadastro
Saúde

Municípios dão início à etapa de vacinação contra Covid-19 para idosos. Saiba como fazer cadastro

Bolsonaro participa de celebração nacional da Índia na embaixada
Governo Federal

Bolsonaro participa de celebração nacional da Índia na embaixada