Bolsonaro acusa Macron de "disfarçar suas intenções" sobre a Amazônia

As tensões aumentam desde que Macron convocou os líderes das principais democracias industriais na semana passada para uma discussão urgente na cúpula do G7 sobre incêndios na Amazônia

Presidente francês, Emannuel Macron e Jair BolsonaroPresidente francês, Emannuel Macron e Jair Bolsonaro - Foto: Jacques Witt / Pool / AFP

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (26) que seu colega francês Emmanuel Macron "disfarça suas intenções" por trás de seus pedidos para salvar a Amazônia, uma questão que causou uma escalada de tensões entre os dois países nos últimos dias.

"Não podemos aceitar que um presidente, Macron, dispare ataques descabidos e gratuitos à Amazônia, nem que disfarce suas intenções atrás da ideia de uma 'aliança' dos países do G-7 para 'salvar' a Amazônia, como se fôssemos uma colônia ou uma terra de ninguém", tuitou o presidente brasileiro.

Leia também:
Macron rebate acusação de ingerência e lembra que França tem fronteira com Amazônia
Macron lamenta declarações 'extraordinariamente desrespeitosas' de Bolsonaro sobre sua esposa
Bolsonaro rebate Macron e diz que ele potencializa ódio contra o Brasil
Macron acusa Bolsonaro de 'mentir' e França se opõe ao acordo UE-Mercosul

Bolsonaro disse em outra mensagem na rede social que conversou com o presidente colombiano Iván Duque sobre "a necessidade de ter um plano conjunto, entre a maioria dos países que integram a Amazônia" para garantir "nossa soberania e nossa riqueza natural". As tensões entre a França e o Brasil aumentam desde que Macron convocou os líderes das principais democracias industriais na semana passada para uma discussão urgente na cúpula do G7 sobre incêndios na Amazônia, e Bolsonaro respondeu acusando-o de ter uma "mentalidade colonialista".

No domingo, Bolsonaro também fez no Facebook um comentário ofensivo contra a primeira-dama Brigitte Macron. Bolsonaro reagiu a um post tirando sarro do físico da primeira-dama francesa, comparando-a a Michelle Bolsonaro. "Entende agora pq Macron persegue Bolsonaro?", aparece escrito ao lado das fotos dos dois casais presidenciais. "É inveja (...) do Macron, pode crê", escreveu o internauta Rodrigo Andreaça.

"Não humilha cara. Kkkkkkk", reagiu em comentário o presidente brasileiro, falando do colega francês. Nesta segunda, Macron criticou os comentários "extraordinariamente desrespeitosos" de seu colega brasileiro a respeito de Brigitte, dizendo-se "triste por ele e pelos brasileiros". Bolsonaro fez "comentários extraordinariamente desrespeitosos sobre minha esposa", disse à margem da cúpula do G7 em Biarritz.

"O que eu posso dizer a vocês? É triste, é triste, mas é em primeiro lugar triste para ele e para os brasileiros", afirmou, acrescentando que espera que os brasileiros "tenham um presidente que se comporte à altura". "Acho que os brasileiros, que são um grande povo, estão um pouco envergonhados de ver esses comportamentos", disse Macron.

Veja também

Pernambuco registra menor número de casos confirmados de Covid-19 em 24h desde 8 de abril
Coronavírus

Pernambuco registra menor número de casos confirmados de Covid-19 em 24h desde 8 de abril

Confira a previsão do tempo para esta segunda (28) em Pernambuco
TEMPO

Confira a previsão do tempo para esta segunda (28) em Pernambuco