Bolsonaro e o Nordeste

Presidente disse que estava no Brasil, indicando a importância do discurso de unidade nacional. Plano anima governadores

Leusa Santos, editora-chefe da Folha de PernambucoLeusa Santos, editora-chefe da Folha de Pernambuco - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Durante a agenda em Pernambuco, o presidente Jair Bolsonaro disse que não estava no Nordeste e, sim, no Brasil. A fala, indicando o sentido de enfatizar o discurso de união nacional, foi dita junto com a aprovação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste e também do aporte bilionário para o orçamento do fundo de financiamento para a região este ano. Os governadores presentes elogiaram o plano e destacaram a importância dos recursos para a região, ainda bastante marcada pela desigualdade. Nesta edição, você confere em Zoom todos os detalhes da agenda do presidente em Pernambuco e seus desdobramentos políticos.

Entre os outros destaques do fim de semana, há a pujança econômica que o São João representa para Pernambuco. A festa junina, importante evento do calendário do Nordeste, gera expectativas otimistas de incremento no setor hoteleiro e no consumo de itens típicos da época. O Estado prevê, por exemplo, uma ocupação de mais de 70% nos hotéis, acima do índice do ano passado. Ceasa estima a venda de 13 milhões de espigas de milho. E por aí vai o cenário animador. Em Mercado, você ficar por dentro disso e também sobre exemplos de quem fatura com a época.

O que é torcer por um time de futebol? É emoção, nervosismo, gritos e muito mais. Mas também é entrar no estádio sempre com o pé esquerdo, entrelaçar os dedos, sempre levar o rádio, enfim, costumes ou pequenos rituais que, por via das dúvidas, melhor não abrir mão. Palmas, gritos, pulos, orações integram um rol de práticas bem características da cultura latino-americana. Especialistas analisam esse comportamento. Está tudo lá em Esportes.

Em Concurso e Emprego, abrimos o espaço para o estagiário. Sim, porque o estágio é para muitos a grande porta de entrada no mercado de trabalho. A matéria mostra que tipo de áreas têm mais vagas, além de orientações sobre qualificação e a importância de desenvolver múltiplas habilidades. E não deixa também de abordar aquele momento em que o candidato sente um frio na barriga: a entrevista. Se você está nesse grupo e quer se capacitar ainda mais para entrar no mercado de trabalho através da porta do estágio, não deixe de ver a seção, que também tem um vídeo como conteúdo extra, no Portal FolhaPE.

Para a agenda cultural deste fim de semana, uma boa pedida é o espetáculo “Violetas na Janela”, que foi adaptado a partir da obra homônima, pela atriz Ana Rosa. A peça, apresentada neste domingo no Teatro Guararapes, trata da vida após a morte sob a perspectiva espírita, mas não só para quem é espírita. Nossa reportagem entrevistou a atriz, que fez questão de ressaltar a importância da história para todos, não importa a religião. E, não poderia deixar de dizer, o caderno de Diversão também traz o roteiro imperdível de filmes.

Um ótimo fim de semana!

Veja também

Confinamento contra Covid-19 é útil para América Latina? Depende, diz FMI
Coronavírus

Confinamento contra Covid-19 é útil para América Latina? Depende, diz FMI

DEM expulsa Rodrigo Maia, que chama presidente do partido de 'Torquemada Neto'
Política

DEM expulsa Rodrigo Maia, que chama presidente do partido de 'Torquemada Neto'