Política

Bolsonaro edita nova MP com regras sobre remarcação de eventos

É a terceira vez desde início da pandemia de Covid-19 que o governo federal toma medida desse tipo

Jair Bolsonaro Jair Bolsonaro  - Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (21) que assinou uma medida provisória (MP) para "atenuar os prejuízos dos setores de turismo e de cultura". De acordo com Bolsonaro, o texto estabelece novas regras para a remarcação e reembolso de eventos. É a terceira vez dede o início da pandemia de Covid-19 que o governo edita uma MP com esse fim.

"A medida estabelece novo regramento para utilização, pelo consumidor, de créditos referentes a serviços, reservas e eventos adiados ou cancelados, bem como para reembolso dos valores por artistas, palestrantes e outros profissionais", escreveu o presidente em publicação em redes sociais. A medida ainda não foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com o ministro do Turismo, Gilson Machado, a MP permite que o consumidor obtenha créditos para eventos cancelados ou adiados também em 2022, e não só em 2020 e 2021, como determinava a legislação até agora. Esse crédito poderá ser utilizado até 31 de dezembro de 2023. 

Artistas, palestrantes e outros profissionais que tenham sido contratados para eventos cancelados entre 1º de janeiro de 2020 e 31 de dezembro de 2022 não precisarão reembolsar imediatamente os valores já recebidos, segundo Machado.

As MPs anteriores sobre o tema foram editadas, respectivamente, em abril de 2020 e março de 2021. Após tramitarem no Congresso, os textos viraram leis, mas seus principais efeitos já terminaram.

Veja também

Integrantes de rede de comércio ilegal de armas são alvos de operação do MPRJ
rio de janeiro

Integrantes de rede de comércio ilegal de armas são alvos de operação do MPRJ

Polícia deflagra operação para prender suspeitos pela morte de dono de posto em Olinda
OLINDA

Polícia deflagra operação para prender suspeitos pela morte de dono de posto; assassino estava vestido de papangu