Bolsonaro lidera e três empatam em segundo, diz Ibope

É o primeiro levantamento após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Urna eletrônicaUrna eletrônica - Foto: TSE

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (5) traz o candidato Jair Bolsonaro (PSL) como líder da corrida presidencial, com 22% das intenções de voto. É o primeiro levantamento após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em segundo lugar há um empate técnico triplo entre Marina Silva (Rede), com 12%, Ciro Gomes (PDT), também com 12%, e Geraldo Alckmin (PSDB) com 9%. Fernando Haddad (PT), provável substituto de Lula, está com 6%, tecnicamente empatado com Alckmin.

Leia também:
Eleitor do PSDB prefere Bolsonaro a Alckmin em pesquisa espontânea do Datafolha


Em seguida, empatados com 3% aparecem Álvaro Dias (Podemos) e João Amoêdo (Novo). Henrique Meirelles (MDB) tem 2%. Já os candidatos Guilherme Boulos (PSOL), Vera (PSTU) e João Goulart Filho (PPL) têm 1% cada.

Cabo Daciolo (Patriota) e Eymael (DC) não pontuaram na pesquisa. Brancos e nulos somam 21%. Outros 7% não souberam ou preferiram não responder.

Em simulação de um eventual segundo turno, Bolsonaro seria derrotado por Ciro (44% a 33%), Alckmin (41% a 32%) e Marina (43% a 33%). Teria empate técnico com Haddad (36% contra 37% do candidato do PSL).

O Ibope também mediu a taxa de rejeição dos candidatos. Bolsonaro foi líder, com 44%, seguido por Marina (26%), Haddad (23%), Alckmin (22%), Ciro (20%), Meirelles (14%), Cabo Daciolo (14%), Eymael (14%), Alvaro Dias (13%), Boulos (13%), Vera (13%), Amoêdo (12%) e Goulart Filho (11%).

A pesquisa ouviu 2.000 eleitores entre os dias 1 a 3 de setembro e foi contratada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%. Ela foi registrada sob o número 050003/2018.

Veja também

Shopping Guararapes recebe doações de sangue em campanha de coleta externa do Hemope
Doe vida

Shopping Guararapes recebe doações de sangue em campanha de coleta externa do Hemope

Alemanha quer restringir voos com Brasil, Reino Unido, África do Sul e Portugal
Covid-19

Alemanha quer restringir voos com Brasil, Reino Unido, África do Sul e Portugal