Guerra

Bombardeio russo atinge tanque de ácido nítrico na Ucrânia

Acido mítico pode causar danos aos pulmões e perda de visão; governo local pede que população se mantenha abrigada

Ataque russo na região de  Severodonetsk, leste da UcrâniaAtaque russo na região de Severodonetsk, leste da Ucrânia - Foto: Aris Messinis / AFP

Um ataque das forças russas atingiu, nesta terça-feira (31), um tanque de ácido nítrico em uma fábrica de produtos químicos localizada em Severodonetsk, leste da Ucrânia, anunciou o governador local, Sergii Gaïdaï, o qual pediu à população que se mantenha abrigada.

"Não saiam dos abrigos" e "preparem máscaras de proteção", pediu o governador no aplicativo Telegram, lembrando que o ácido nítrico pode, em particular, causar danos aos pulmões e perda de visão.

De acordo com líderes separatistas pró-Rússia, o tanque "explodiu" em uma área controlada pelas forças ucranianas. 

"Na fábrica química de Azot, um tanque com produtos químicos explodiu. Em princípio, é ácido nítrico", disse Rodion Mironchik, líder da autoproclamada "República" de Lugansk, no Telegram.

As autoridades ucranianas locais informaram nesta terça-feira que os militares russos controlam "a maior parte" de Severodonetsk, a última grande cidade da região de Luhansk que não está sob o controle de Moscou.

"Os ataques do Exército russo, incluindo os bombardeios aéreos indiscriminados, são simplesmente uma loucura absoluta", denunciou o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, em vídeo publicado no Telegram.

Veja também

Naufrágio na costa do Djibuti deixa 16 mortos e 28 desaparecidos
MIGRANTES

Naufrágio na costa do Djibuti deixa 16 mortos e 28 desaparecidos

Exército israelense mata dois integrantes do Hezbollah no Líbano
GUERRA

Exército israelense mata dois integrantes do Hezbollah no Líbano

Newsletter