Logo Folha de Pernambuco
ORIENTE MÉDIO

Bombardeios israelenses causaram mais de 70 mortes no Líbano desde o início do cessar-fogo

"Entre as vítimas estão 14 mulheres e nove crianças", disse o porta-voz do Alto Comissariado para os Direitos Humanos

Local alvo de um ataque aéreo israelense na noite anterior perto de Baalbek, no leste do LíbanoLocal alvo de um ataque aéreo israelense na noite anterior perto de Baalbek, no leste do Líbano - Foto: AFP

O Exército israelense causou a morte de dezenas de civis no Líbano, incluindo várias mulheres e crianças, desde que o cessar-fogo entrou em vigor no final de 2024, afirmou o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos nesta terça-feira (15).

"De acordo com nossa avaliação inicial, pelo menos 71 civis morreram pelas forças israelenses no Líbano desde que o cessar-fogo entrou em vigor", disse o porta-voz do Alto Comissariado para os Direitos Humanos, Thameen Al Kheetan, a repórteres em Genebra.
 

"Entre as vítimas estão 14 mulheres e nove crianças", acrescentou, enfatizando que "a violência deve parar imediatamente".

Nesta terça-feira, uma pessoa morreu em um novo ataque de drone realizado por Israel no sul do país, na cidade de Aitarun. O ataque também deixou três pessoas feridas, incluindo uma criança.

O Alto Comissariado lamentou que as operações militares israelenses continuem causando vítimas civis no Líbano quatro meses após a frágil trégua alcançada entre Israel e o Hezbollah, em 27 de novembro.

A ONU observa que os bombardeios israelenses atingiram em várias ocasiões a infraestrutura civil, incluindo prédios residenciais, centros médicos, estradas e pelo menos uma cafeteria.

Veja também

Newsletter