BR-101, um transtorno sem fim
Motoristas que circulam no trecho entre o Jordão e o Ibura sofrem há anos com os buracos, rachaduras e deformações no asfalto. DER promete reforma em novembro
Entre os motoristas que trafegam pela BR-101, do Litoral Sul em direção ao norte, há um consenso: a condição da rodovia tem se deteriorado a cada ano. Na altura dos bairros do Jordão e do Ibura, na Zona Sul do Recife, por exemplo, buracos, rachaduras e falhas no asfalto obrigam os condutores a desacelerarem bruscamente seus veículos, colocando em risco a vida dos que circulam na região.
Embora a via esteja em reforma desde setembro de 2017, as obras ainda não contemplaram essas seções críticas, o que causa transtorno aos motoristas, que relatam, inclusive, acidentes no local. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Transportes, informou que a requalificação desses trechos está prevista para ter início em novembro.
Leia também:
Estratégias de trânsito tentam amenizar transtornos na BR-101
Obras provocam congestionamentos na BR-101
O caminhoneiro David de Araújo, 28, que já viajou até São Paulo, compartilha o mesmo sentimento. “O lugar pior para atravessar é Pernambuco. A partir da [fábrica da] Vitarella já fica ruim”, contou. “Ao invés de andarmos a 70 km/h, temos que ir a 20 km/h, o que torna muito difícil o transporte no Estado.” À noite, dizem, a insegurança aumenta, com essa necessidade de transitar em baixa velocidade.
Vendedor em uma loja de autopeças às margens da rodovia, Evandro Silva, 43, já viu muitos acidentes. “Principalmente com carros de passeio, que quebram muito”, revelou. O funcionário público Arisberto Pereira, 54, já viveu essa situação, no trecho do Ibura. “Um motoqueiro bateu atrás de mim. É horrível, mas, infelizmente, tenho que passar por aqui todos os dias”, lamentou. Ronaldo Matias, 32, já estourou o pneu no mesmo local. “E a condição só piora mais e mais. De dois anos para cá piorou o dobro”, avaliou.
No momento, a obra de requalificação da BR-101 acontece em dois trechos: do terminal de ônibus do Engenho do Meio (km 69) até a lombada eletrônica de Jardim São Paulo (km 71), e do terminal de integração do Barro (km 72) até a Fonte Milagrosa, na Vila dos Milagres (km 74). O DER informou que, embora o prazo para conclusão da requalificação seja maio de 2019, está concentrando esforços para finalizá-la ainda neste ano.
Veja também

Coronavírus
"Tomem a vacina que a esperança não deixa de acabar", disse a primeira vacinada em Pernambuco
