VACINAÇÃO CONTRA DENGUE

Brasil dará início em fevereiro a campanha de vacinação contra dengue

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante pelo sistema público de saúde

Vacina DengueVacina Dengue - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Brasil dará início em fevereiro à campanha de vacinação contra a dengue, após o aumento do número de casos deixar o governo em alerta, informaram autoridades.

O Ministério da Saúde anunciou a chegada, no fim de semana, de uma primeira remessa da vacina, de um total de 6,5 milhões que espera receber em 2024. O primeiro envio contém cerca de 750 mil doses da vacina.

Chamada Qdenga e produzida pelo laboratório japonês Takeda, a vacina foi aprovada em dezembro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Outros países, como Indonésia e Tailândia, também a autorizaram, além da União Europeia.

Com 203 milhões de habitantes, o Brasil registrou 56 mil casos de dengue nas duas primeiras semanas do ano, o dobro do mesmo período do ano passado, com seis mortos, segundo dados oficiais. Em 2023, os casos já haviam aumentado 57% em relação ao ano anterior.

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante pelo sistema público de saúde. O governo pretende vacinar 3,2 milhões de pessoas, que devem receber duas doses.

A segunda remessa, com 570 mil doses, chegará em fevereiro. Segundo o ministério, o alcance reduzido da campanha se deve à capacidade limitada de produção da farmacêutica.

A vacina será aplicada em crianças de 10 a 14 anos, faixa etária com maior número de internações por dengue. Também serão priorizados municípios com mais de 100 mil habitantes e alta incidência de infecções.

A vacina também está disponível na rede privada, a um custo de a partir de cerca de R$ 400 a dose.

Veja também

Por que a princesa Kate usou branco na cerimônia de aniversário de Charles III? Entenda
KATE MIDDLETON

Por que a princesa Kate usou branco na cerimônia de aniversário de Charles III? Entenda

Autoridades palestinas denunciam morte de adolescente por Israel na Cisjordânia
Cisjordânia

Autoridades palestinas denunciam morte de adolescente por Israel na Cisjordânia

Newsletter