Covid-19

Brasil é país que pior lidou com pandemia, aponta estudo

Lowy Institute de Sydney analisou quase 100 países de acordo com seis critérios, como casos confirmados, mortes e capacidade de detecção

Mortes por coronavírus no Brasil passam das 200 milMortes por coronavírus no Brasil passam das 200 mil - Foto: Márcio James/AFP

A gestão pública brasileira da pandemia da Covid-19 é a pior do mundo, enquanto a da Nova Zelândia é a melhor, de acordo com um estudo publicado por um grupo de reflexão na Austrália, nesta quinta-feira (28).

O Lowy Institute de Sydney analisou quase 100 países de acordo com seis critérios, como casos confirmados, mortes e capacidade de detecção.

“Coletivamente, esses indicadores indicam quão bem ou mal os países administraram a pandemia”, de acordo com a análise desta instituição independente.

Além da Nova Zelândia - que praticamente erradicou o vírus com fechamentos de fronteira "precoces e drásticos", bloqueios e testes de diagnóstico - Vietnã, Taiwan, Tailândia, Chipre, Ruanda, Islândia, Austrália, Letônia e Sri Lanka estão entre os 10 principais países na resposta à pandemia. No final da lista estão Brasil (98), México, Colômbia, Irã e Estados Unidos.

O Brasil registra mais de 218 mil mortes por coronavírus, o país com mais mortes atrás dos Estados Unidos.

Os dois países mais populosos do continente americano tiveram em comum governos de líderes populistas nacionalistas - Jair Bolsonaro e Donald Trump- que minimizaram ativamente a ameaça da covid-19, ridicularizaram o uso de máscaras, opuseram-se a confinamentos e fechamentos, mas que foram infectados pelo vírus.

A China - onde o vírus surgiu no final de 2019 - não está incluída na lista por falta de dados de diagnóstico disponíveis ao público, segundo os autores.

De acordo com os autores do estudo, Pequim tentou agressivamente manipular a percepção pública de como estava lidando com a epidemia para provar que seu sistema autoritário é superior a governos democráticos, muitos dos quais fracassaram na crise.

O Lowy Institute afirma que não há um vencedor claro quando se trata de saber qual sistema político administrou melhor a pandemia, porque, em praticamente todos os países analisados, a resposta foi bastante medíocre.

“Alguns países administraram a pandemia melhor do que outros, mas a maioria deles se destacou apenas por seu desempenho insatisfatório”, observa o estudo.

Países pequenos, com populações abaixo de 10 milhões de pessoas, mostraram ter algumas vantagens.

“Em geral, os países com menos populações, sociedades mais coesas e instituições bem treinadas têm uma vantagem comparativa quando se trata de lidar com crises globais como a pandemia”, revela o estudo.

Mais de 100 milhões de pessoas foram infectadas com o vírus e 2,2 milhões morreram desde dezembro de 2019.

Veja também

"'Nunca mais" na Venezuela, diz dirigente chavista sobre Centro Carter
Venezuela

"'Nunca mais" na Venezuela, diz dirigente chavista sobre Centro Carter

Shopping Guararapes celebra Dia dos Animais com feira de adoção de pets e papo com adestradores
Folha Pet

Shopping Guararapes celebra Dia dos Animais com feira de adoção de pets e papo com adestradores

Newsletter