Logo Folha de Pernambuco

moçambique

Brasil manifesta preocupação com violência após eleições em Moçambique

Opositor contesta que partido do governo tenha vencido pleito

Manifestações contrárias ao resultado vem se espalhando no país africanoManifestações contrárias ao resultado vem se espalhando no país africano - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota no fim da manhã deste sábado (9) em que afirma que o governo brasileiro acompanha, com preocupação, a escalada de violência em Moçambique.

Forças de segurança e manifestantes contrários ao resultado das eleições realizadas no início de outubro têm se enfrentado no país africano, e há registro de mortes e dezenas de feridos.

"Ao recordar o direito à liberdade de reunião e de manifestação, o Brasil exorta as partes à contenção, de forma a assegurar o exercício pacífico da cidadania no quadro democrático", diz o governo brasileiro.

A Comissão Nacional de Eleições declarou vencedor Daniel Chapo, da frente de libertação de Moçambique (Frelimo), partido do atual presidente, Filipe Nyusi.

Entretanto, manifestantes apoiadores de Venâncio Mondlane, do partido Povo Optimista pelo Desenvolvimento de Moçambique (Podemos), contestam o resultado, e o candidato se declara vencedor do pleito.

De acordo com a Agência de Informações de Moçambique, o Hospital Central de Maputo (HCM), na capital do país, registrou três óbitos e 66 feridos após o protesto da última quinta-feira.    

Veja também

Comércio global deve atingir recorde em 2024, apesar de tensões comerciais, diz Unctad
MUNDO

Comércio global deve atingir recorde em 2024, apesar de tensões comerciais, diz Unctad

Projeto que isenta medicamentos do imposto de importação vai à sanção
BRASIL

Projeto que isenta medicamentos do imposto de importação vai à sanção

Newsletter