CORONAVÍRUS

Brasil recebe nesta quinta-feira (29) primeiro lote de vacinas da Pfizer

Vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelos laboratórios Pfizer/BioNTechVacina contra a Covid-19 desenvolvida pelos laboratórios Pfizer/BioNTech - Foto: Gabriella Audi/AFP

O primeiro lote de 1 milhão de doses de vacinas da Pfizer chega hoje nesta quinta-feira (29) ao Brasil. O voo está previsto para aterrissar no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), às 19h.

As doses serão distribuídas aos 26 estados e ao Distrito Federal. Segundo o Ministério da Saúde, a orientação é que sejam priorizadas as capitais devido às condições de armazenamento da vacina, que exige temperaturas muito baixas.

Conforme o Ministério da Saúde, os entes federados receberão de forma proporcional e igualitária. Os frascos serão entregues em temperaturas entre -25ºC e -15ºC, cuja conservação pode ser feita apenas durante 14 dias. Após entrar na rede de frio, com temperaturas de armazenamento entre 2ºC e 8ºC, o prazo para aplicação é de cinco dias.

Por essa razão, o ministério informou que enviará duas remessas diferentes. Cada uma delas terá 500 mil doses e será referente, respectivamente, à primeira e segunda doses que cada cidadão deverá receber.  

O Ministério da Saúde comprou 100 milhões de doses do imunizante. Em março, em reunião com a farmacêutica, a pasta apresentou a previsão de que até junho seriam entregues 13,5 milhões.

Veja também

Carro roubado é recuperado após motorista rodar em BR e parar no canteiro central em São Lourenço
Polícia

Carro roubado é recuperado após motorista rodar em BR e parar no canteiro central em São Lourenço

França volta às urnas com apelo para evitar índice de abstenção histórico
França

França volta às urnas com apelo para evitar índice de abstenção histórico