Notícias

Brasil registra recorde de mortos por Covid-19 e abre as portas ao tratamento com cloroquina

Novo coronavírus já matou 320.000 pessoas em todo o mundo e afetou quase cinco milhões

CloroquinaCloroquina - Foto: Secom/Governo do Amazonas

O Brasil, que registrou um recorde de 1.179 mortos por coronavírus nas últimas 24 horas, abriu as portas nesta quarta-feira (20) para o uso da cloroquina contra a Covid-19, que continua a avançar no Chile e em outros países da América Latina, mas parece estar cedendo na Europa.

O novo coronavírus já matou 320.000 pessoas em todo o mundo e afetou quase cinco milhões de pessoas. Além disso, paralisou a vida de mais da metade da humanidade, afundou as economias e causou medo à vida em sociedade, que levará tempo para desaparecer.

Na Europa e na Ásia, a esperança de recuperar gradualmente a vida normal coexiste com o medo de uma segunda onda, mas na América Latina e nos Estados Unidos, o pior ainda está por vir, segundo especialistas.

Em 24 horas, o Brasil registrou 1.179 mortes por coronavírus, o pior balanço diário desde o início da pandemia, que deixou 17.971 vítimas fatais no país até agora e mais de 271.000 infectadas, segundo dados oficiais.

É o país mais afetado da região e o terceiro mais atingido no mundo em número de infecções, depois dos Estados Unidos e da Rússia.

Leia também:
Ministério da Saúde libera uso de cloroquina em casos leves
Depois de piada com cloroquina, Bolsonaro diz lamentar mortes por Covid-19


No entanto, a realidade pode ser muito pior, já que os dados oficiais são questionados por especialistas, que apontam que os números reais podem ser até 15 vezes maiores devido à falta de testes de diagnóstico.

O pico da pandemia está previsto para o início de junho no país, que já registra mais da metade das mais de 30.000 mortes na América Latina e no Caribe. - Aumento dos casos na América Latina -
São Paulo é o epicentro da doença, com 65.995 casos e 5.147 mortes. É seguido pelo Rio de Janeiro, com 3.079 mortes e 27.805 infecções.

Nos estados do norte e nordeste, como Ceará, Amazonas e Pernambuco, a disseminação da doença causa situações dramáticas e sufoca os sistemas de saúde.

Apesar dessa situação, o presidente Jair Bolsonaro continua a se opor às medidas de quarentena e isolamento social implementadas em vários estados e cidades do país.

Em poucas semanas, dois ministros da Saúde deixaram o cargo devido a diferenças com Bolsonaro na gestão da pandemia.

Bolsonaro considera que uma paralisia da economia brasileira poderia causar danos maiores que a própria epidemia e que um número ainda maior de brasileiros morreria ou sofreria suas consequências. "O remédio seria pior que a doença", sustenta o presidente.

Nesta quarta, o ministério da Saúde ampliou sua recomendação para o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina em pacientes com sintomas leves do novo coronavírus, combinadas com o antibiótico azitromicina, respondendo a uma solicitação de Bolsonaro, apesar de sua eficácia dividir a comunidade científica mundial.

A prescrição do medicamento, usado para tratar outras doenças como a malária e que até agora era recomendada apenas em casos graves da COVID-19 devido à falta de estudos sobre sua eficácia, será "a critério do médico" e também exigirá o consentimento do paciente, conforme documento divulgado pela pasta.

Como Bolsonaro, o presidente americano Donald Trump se mostrou aberto ao uso da droga e revelou que toma um comprimido de hidroxicloroquina preventivamente todos os dias.

Nesta quarta, Trump voltou a criticar a administração chinesa da crise, alegando que a "incompetência" do país asiático foi o que causou um "massacre mundial".

No Chile, o número de infecções diárias aumentou drasticamente e chegou a 3.520. O país está perto de 50.000 casos, dos quais pelo menos 509 morreram. O Exército está presente nas áreas vulneráveis de Santiago, onde, no dia anterior, cem pessoas confrontaram a polícia enquanto pediam comida e trabalho em plena quarentena total.

"Estamos com fome", "precisamos trabalhar, precisamos de ajuda", gritavam os moradores dos bairros mais vulneráveis de Santiago.

Na capital, mais de 90% dos leitos de terapia intensiva estão ocupados e as autoridades optaram por transferir pacientes para outras províncias do país.

"Estamos em um momento muito complexo, muito difícil, com muita preocupação dos cidadãos", disse o ministro da Saúde, Jaime Mañalich.

Na Argentina, a cidade de Córdoba, a segunda maior do país, com 1,4 milhão de habitantes, teve que reverter a flexibilização da quarentena após detectar um aumento acentuado de infectados, informaram as autoridades. O país contabiliza 8.358 casos e 384 mortes por coronavírus.

Na Venezuela, o toque de recolher foi estendido na fronteira com o Brasil e a Colômbia, que decidiu estender o confinamento até 31 de maio.

A Organização Pan-Americana da Saúde alertou para o impacto "desproporcional" da pandemia sobre os povos indígenas e as mulheres nas Américas, colocando-os entre os grupos vulneráveis que instou a proteger.

Além do custo humano, a pandemia causaria uma contração de 5,2% do PIB este ano na economia sul-americana, segundo o último relatório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Na terça-feira, os países do Fórum para o Progresso da América do Sul (Prosul) concordaram em unir esforços para revitalizar a economia, promover o emprego e o investimento.

- Ouvir o som das ondas -
Os países desenvolvidos têm "lições" para aprender com as "medidas preventivas corajosas" adotadas por alguns países africanos para conter a disseminação da COVID-19, disse o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres.

A África registra cerca de 88.000 infectados e menos de 3.000 mortes, números muito inferiores às previsões terríveis feitas para a região no início da pandemia.

Mas, segundo Guterres, A COVID-19 agravará a pobreza extrema, a desnutrição e a vulnerabilidade a outras doenças dos habitantes do continente.

Na Europa, onde a pandemia matou 168.000 pessoas, o saldo diário de mortes está caindo e as restrições estão sendo gradualmente levantadas.

Na Espanha, nas praias de Barcelona, que estavam abertas por algumas horas para a prática de esportes, o horário de abertura foi prolongado e caminhadas na areia também foram autorizadas

"É como um prêmio, não acredito", diz Adriana Herranz, 33 anos. "Não via o mar havia dois meses (...) ouvir o som das ondas, passear na praia... ansiava por isso", explicou também Helena Prades, psicóloga de 43 anos.

Pouco a pouco, os países europeus vão abrir suas fronteiras para turistas da União Europeia com a intenção de reativar esse setor essencial para suas economias.

O mesmo ocorre na Ásia, o continente onde a pandemia eclodiu em dezembro, na cidade chinesa de Wuhan.

Nesta quarta-feira, na Coreia do Sul, centenas de milhares de estudantes retornaram às escolas após um hiato de mais de dois meses.

À medida que o balanço da pandemia piora, laboratórios e cientistas de todo o mundo trabalham na fabricação de uma vacina ou medicamento que lhes permita retornar às ruas sem medo.

Veja também

Conheça Irmã Marluce, pernambucana de 61 anos que tem ganhado as redes com vídeos de cross training
Nunca é tarde

Conheça Irmã Marluce, pernambucana de 61 anos que tem ganhado as redes com vídeos de cross training

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro
NORDESTE

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro

Newsletter