Educação

Brasil tem a pior proporção de computador por aluno entre países testados no Pisa

No Brasil, a média é de 10 alunos para cada computador

Depois do Brasil, o país latino-americano com pior relação de computador por estudante é o MéxicoDepois do Brasil, o país latino-americano com pior relação de computador por estudante é o México - Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Ao lado de Kosovo e do Marrocos, o Brasil tem escolas com a pior proporção de computadores por aluno entre os 79 países e territórios avaliados pelo último Pisa. Enquanto a média nos países ricos é de cerca de um computador por estudante, no Brasil são dez alunos por equipamento.

O relatório da OCDE (Organização Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), divulgado nesta terça-feira (28), indica correlação entre a quantidade de equipamentos e o desempenho dos estudantes no Pisa. A prova é o mais reconhecido instrumento internacional de avaliação da educação básica, com testes aplicados a estudantes de 15 anos.
O relatório "Políticas Eficazes, Escolas de Sucesso" compara informações da oferta escolar entre os participantes da última edição do Pisa, de 2018.

A capacidade de infraestrutura digital ganhou relevo em meio aos planos de retorno às aulas durante e no pós-pandemia de coronavírus. No Brasil, alunos em escolas com mais computadores por aluno tiveram pontuação mais alta em leitura, diz o relatório da OCDE. O comportamento também foi identificado em países como Belarus e Estônia.

Depois do Brasil, o país latino-americano com pior relação de computador por estudante é o México, que registra um dispositivo para quatro alunos. O Chile, cujos resultados educacionais são recorrentemente comparados aos do Brasil, tem uma proporção de quase um computador por aluno (0,7).



Com relação à internet, o relatório mostra que 26% dos estudantes brasileiros estão em escolas cujo diretores avaliam que a conectividade de banda larga é suficiente. Trata-se da quinta pior taxa, e só supera Argentina, Colômbia, Panamá e Marrocos. A média da OCDE nesse indicador é de 67,5%.

O jornal Folha de S.Paulo revelou no mês passado que o governo Jair Bolsonaro (sem partido) patina no apoio à implementação de internet nas escolas públicas do país. Apenas 16% do orçamento de 2019 para esse fim, equivalente a R$ 37 milhões, haviam sido de fato pagos no passado –nenhum centavo dos R$ 135 milhões previstos no orçamento do MEC (Ministério da Educação) deste ano fora empenhado até o início de agosto.

Em entrevista na semana passada, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, eximiu o MEC de colaborar com as redes de ensino no enfrentamento dos reflexos da pandemia. O que inclui a oferta de conexão de internet a alunos de baixa renda.
"Disponibilizar dispositivos digitais na escola não será útil a menos que esses dispositivos sejam adequados para o ensino e aprendizagem", diz o relatório. Marca do sistema educacional brasileiro, a desigualdade aparece também aqui.
Enquanto 68% dos alunos em escolas com nível socioeconômico mais favorável frequentaram uma escola cujo diretor relatou que a escola tinha dispositivos digitais suficientemente potentes, a taxa era de apenas 10% nas escolas com alunos mais desfavorecidas.

Também há diferenças em outros países, como a Espanha. Mas o abismo é menor: 70% contra 30%.
Na edição 2018 do Pisa, o Brasil ocupa no ranking da avaliação a 57ª posição em leitura, 58ª em matemática e 53ª em ciências.

O estudo também compara condições como, por exemplo, o tipo de contrato de trabalho do professor na escola, o que tem impacto nos resultados dos alunos. Na média da OCDE, 87% dos professores de escolas com alunos de 15 anos, público-alvo do Pisa, trabalhavam em dedicação exclusiva.

Apenas sete países registram menos que 75% dos professores com dedicação exclusiva. Ainda assim, o Brasil tem uma posição mais complicada: está entre os únicos três com menos da metade dos professores com esse tipo de dedicação, só superando Argentina e Uruguai nesse quesito.

Veja também

Em alerta vermelho, China enfrenta chuvas torrenciais
MUNDO

Em alerta vermelho, China enfrenta chuvas torrenciais

Palácio de Buckingham abre ala inédita ao público após mais de 170 anos
mundo

Palácio de Buckingham abre ala inédita ao público após mais de 170 anos

Newsletter