Pandemia

Brasil tem novo recorde de média diária de mortos pela Covid-19, acima de 3 mil

No momento, o País é a nação onde mais se morre em razão da doença

Mais de 350 mil pessoas já morreram no Brasil após serem infectadas pelo coronavírus Sars-CoV-2Mais de 350 mil pessoas já morreram no Brasil após serem infectadas pelo coronavírus Sars-CoV-2 - Foto: Michael Dantas/AFP

O Brasil registrou, nesta segunda-feira (12) a maior média de mortes diárias por Covid-19 desde o começo da pandemia, segundo dados levantados junto às secretarias estaduais de saúde.

Considerando os últimos sete dias, morreram 3.125 brasileiros em média diariamente – é a chamada média móvel, recurso estatístico para diminuir distorções, como a diminuição de registros aos finais de semana.

O recorde anterior havia sido no último dia 1º, de 3.119. É a quinta vez que esse número passa de três mil, todas elas só neste mês.

Em números absolutos, os dados consórcio mostram que, nesta segunda, foram registradas 1.738 novas mortes. Ao todo, os registros oficiais contabilizam 355.031 vítimas fatais da Covid-19 no Brasil até agora.

Além disso, foram registrados 38.866 novos casos da doença. Assim, o País soma 13.521.409 contaminações confirmadas pela Covid-19. Esses dados são do consórcio de veículos de imprensa, com informações coletadas diariamente com as secretarias de Saúde estaduais.

Com esses números, o Brasil é, no momento, o país onde mais se morre pela pandemia. Logo atrás estão Estados Unidos, com uma população 56% maior que a brasileira, mas média de 970 mortos diariamente. 

Na sequência vem a Índia, com quase seis vezes mais habitantes que o Brasil, e média de 664 mortos por dia. Esses números são do Our World In Data, plataforma ligada à Universidade de Oxford.

Em números totais, do começo da pandemia até aqui, estamos atrás apenas dos Estados Unidos, que soma 562 mil mortes, segundo dados da universidade americana Johns Hopkins, que monitora o avanço da doença pelo mundo. Logo abaixo do Brasil estão México, com 209 mil mortos, e a Índia, que registrou 170 mil mortes.

Ministério da Saúde
O boletim oficial do Ministério da Saúde, nesta segunda-feira, reportou 35.785 novos casos diagnosticados, com 13.517.808 no total acumulado desde o ano passado. 

As mortes notificadas nas últimas 24 horas, de acordo com a pasta, foram 1.480, subindo o total de vítimas fatais da pandemia no País para 354.617. 

Veja também

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem
HOMENAGEM

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato
Folha Pet

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato