5 cursos da área de Comunicação Social para ingressar pelo Enem

Criatividade e versatilidade estão entre as características destes profissionais

Confira lista de cursos:Confira lista de cursos: - Foto: Educa Mais Brasil/Divulgação

Gosta de ler e estar bem informado? É criativo e comunicativo? Por que não pensar em seguir carreira na área da Comunicação? Há, pelo menos, cinco opções de cursos que estão em alta e podem te garantir uma grande satisfação pessoal e profissional. O mercado de trabalho é amplo. Você pode atuar em frente à TV, nos bastidores, com novas mídias ou lidando com tecnologias que afetam diretamente o dia a dia da rotina dos comunicólogos e da vida de todos os cidadãos. Os cursos de Comunicação Social possuem uma variedade de habilitações. Cada uma tem um perfil específico. Confira algumas delas para concorrer via Enem.

Jornalismo

Hábito de leitura é fundamental para quem pensa em seguir a carreira do Jornalismo. O curso é bastante dinâmico e possibilita atuar em um mercado de trabalho variado. Com o diploma em mãos, o jornalista pode trabalhar em redações de jornais, na TV, em programas de rádio, assessorias de imprensa, portais de notícias e em muitos outros campos. O curso dura quatro anos.

Publicidade e Propaganda

Seu sonho é atuar em uma agência de Publicidade? Então, invista em Publicidade e Propaganda. Em algumas faculdades, a nomenclatura do c urso pode variar para “Comunicação Social - Publicidade e Propaganda” ou, simplesmente, “Propaganda”. Também com duração de quatro anos, o curso prepara os estudantes para fazer criação de campanhas e peças publicitárias para a divulgação de marcas, produtos e serviços.

Produção Cultural

O curso de Produção Cultural é voltado para o planejamento, organização e coordenação de projetos e produtos culturais, artísticos, esportivos e de divulgação científica como festivais de música, exposições, filmes, peças de teatro e outros. O produtor cultural faz parte de todo o processo do projeto artístico e cultural, desde a captação de recursos até a apresentação e avaliação de resultados. No mercado de trabalho pode atuar em instituições públicas como também em empresas do ramo privado.


Rádio, TV e Internet

Quem trabalha em rádio ou televisão também faz parte do rol dos comunicólogos. O curso de Rádio, TV e Internet é disponibilizado na modalidade tecnológica e tem duração média de dois anos. Depois de formado, o profissional pode ficar responsável por equipes de gravação e de produção de programas educativos, de entretenimento e jornalísticos e produção de conteúdo para web.


Relações Públicas

O profissional de RP pode trabalhar com a produção de eventos, assessoria de imprensa, como por exemplo, com pesquisa de clima organizacional e pesquisa de opinião. Em outras palavras, relação pública é responsável pela divulgação, promoção e preservação da imagem de uma marca, produto, figura artística ou política. Durante a faculdade, os estudantes aprendem, entre outras coisas, a elaborar um planejamento estratégico.

Veja também

Governo afirma ao STF que 72% dos índios já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19
Vacinação

Governo afirma ao STF que 72% dos índios já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19

Novo lote com 529 mil doses de vacina da Pfizer chega ao Brasil
Coronavírus

Novo lote com 529 mil doses de vacina da Pfizer chega ao Brasil