Barroso interpela Bolsonaro para explicar declarações sobre pai de presidente da OAB

Na segunda (29), Bolsonaro disse que poderia explicar o Felipe Santa Cruz como o pai dele desapareceu durante a ditadura militar (1964-1985)

Ministro do STF Luís Roberto BarrosoMinistro do STF Luís Roberto Barroso - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), pede para que o presidente Jair Bolsonaro esclareça "eventuais ambiguidades ou dubiedades dos termos utilizados" nesta semana, ao falar sobre a morte de Fernando Santa Cruz, pai do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz. A decisão atende a um pedido do advogado.

Na segunda (29), ao reclamar sobre a atuação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) na investigação do caso de Adélio Bispo, autor do atentado à faca do qual foi alvo, Bolsonaro disse que poderia explicar o Felipe Santa Cruz como o pai dele desapareceu durante a ditadura militar (1964-1985).

"Por que a OAB impediu que a Polícia Federal entrasse no telefone de um dos caríssimos advogados? Qual a intenção da OAB? Quem é essa OAB? Um dia, se o presidente da OAB quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, conto pra ele. Ele não vai querer ouvir a verdade. Conto pra ele."

Leia também:
Bolsonaro ataca presidente da OAB e diz saber como pai dele desapareceu na ditadura
Para presidente da OAB, Bolsonaro age com 'crueldade e falta de empatia'
Comissão de mortos e desaparecidos vai pedir explicações a Bolsonaro
Bolsonaro chama de 'balela' documentos oficiais sobre mortos na ditadura militar
Ex-presidentes da OAB vão ao STF exigir esclarecimento de Bolsonaro

Depois, numa transmissão ao vivo feita em uma rede social enquanto cortava o cabelo, o presidente afirmou que ele foi morto por integrantes da AP, a Ação Popular, de oposição à ditadura, que chamou de "grupo sanguinário".

A declaração contraria documentos oficiais que dizem que Fernando Santa Cruz foi preso por agentes do Estado e desapareceu. O destino dele não foi esclarecido até hoje.

Veja também

Jogadores trintões dominam lista de artilheiros do país na temporada
Futebol

Jogadores trintões dominam lista de artilheiros do país na temporada

Profissionais podem se increver até 6 de outubro no CNJ Inova
justiça

Profissionais podem se increver até 6 de outubro no CNJ Inova