Belém comemora 226ª edição do Círio de Nazaré

Festa religiosa é a maior do mundo e ocorre há mais de 200 anos

Maior festa religiosa do mundo, o Círio tem como tema este ano “Uma jovem chamada Maria". O auge da festa, que vai até o dia 29, ocorre no segundo domingo de outubro, quando uma grande procissão percorre as principais ruas de BelémMaior festa religiosa do mundo, o Círio tem como tema este ano “Uma jovem chamada Maria". O auge da festa, que vai até o dia 29, ocorre no segundo domingo de outubro, quando uma grande procissão percorre as principais ruas de Belém - Foto: Basílica Santuário de Nazaré/Divulgação

A capital paraense, Belém, comemorou nesta sexta-feira (12) o primeiro dia de procissões da 226ª edição do Círio de Nazaré, festa religiosa que ocorre há mais de 200 anos. O traslado é feito nesta sexta-feira de Belém para Ananindeua e também passa pelo município de Marituba. O cortejo foi concluído por volta das 16h na Igreja Matriz de Ananindeua.

Maior festa religiosa do mundo, o Círio tem como tema este ano “Uma jovem chamada Maria". O auge da festa, que vai até o dia 29, ocorre no segundo domingo de outubro, quando uma grande procissão percorre as principais ruas de Belém, saindo da Catedral Metropolitana/Sé às 6h30 em direção à Basílica Santuário de Nazaré, reunindo mais de 2 milhões de fiéis. A missa que antecede a grande procissão é celebrada na Praça Frei Caetano Brandão (em frente à Catedral da Sé), às 5h.

Leia também:
Bolsonaro e Doria vão ao Círio de Nazaré em clima de campanha


Em 2015, o Círio de Nazaré e seu conjunto de manifestações religiosas e culturais recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade. Em 2004, foi inscrito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial Brasileiro.

Mais turistas
Segundo estimativa da Secretaria de Estado de Turismo do Pará, mais 80 mil pessoas de outros estados e países devem chegar a capital paraense para os festejos da quadra nazarena. “Nossa perspectiva em 2018 é que sejam gastos pelos turistas nesse período de permanência médio de seis dias, em torno US$ 30 milhões (30 milhões de dólares), com hospedagem, alimentação, transporte, compra de lembranças e artesanato. É um montante significativo em tão curto espaço de tempo”, disse Joy Colares, secretário-adjunto da pasta.

Veja também

Funcionários do HC de São Paulo comemoram ao receber vacina contra a Covid
'sopro de ânimo'

Funcionários do HC de São Paulo comemoram ao receber vacina contra a Covid

Após pressão de governadores, vacinação nacional contra Covid é antecipada e começa nesta segunda
Vacina no Brasil

Após pressão de governadores, vacinação nacional contra Covid é antecipada e começa nesta segunda