Carreira: saiba como melhor se preparar para uma entrevista de emprego

Prestar atenção nas perguntas é essencial para garantir a vaga

Emprego: quais cuidados devem ser tomados em uma seleção?Emprego: quais cuidados devem ser tomados em uma seleção? - Foto: Educa Mais Brasil/Divulgação

Entrevista de emprego não costuma ser fácil para muita gente. A chance de poder ter o emprego que tanto procura dependendo da própria desenvoltura causa um friozinho na barriga. Mas, é também no momento da entrevista que o candidato pode candidato demonstrar desenvoltura, segurança e habilidades como a capacidade de argumentação, articulação do pensamento e bom vocabulário, aumentando as chances de conquista a vaga.

Além disso, para Henrique Ramos, diretor da área de Carreiras da Talento.RH, falar de forma espontânea passa a ideia de tranquilidade e confiança consigo mesmo. “É necessário evitar também a robotização do discurso, mas ter em mente todo seu histórico com datas, motivos de entrada e saída e eventos comportamentais que podem ser apresentados como exemplo para cada desafio que atravessou nas empresas por onde passou”, avalia.

É importante não só ter cuidado com o que se fala. Saber ouvir o que o recrutador diz é algo que pode render um pontos a mais para o candidato. “Treinar o ouvido para entender bem a pergunta que está sendo feita e responder adequadamente pode ser um diferencial. Mesmo que o candidato não conquiste aquela posição, deixará uma marca positiva para futuros processos seletivos”, complementa Henrique.

Quais são as 10 perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego?

Para os inseguros, treinar as respostas para as perguntas mais frequentes é essencial. Por isso, faça o exercício de responder em um papel suas possíveis respostas – e outras que considerar relevante. Depois responda de frente para um espelho, imaginando como se estivesse falando com o entrevistador. Assim você perceberá trejeitos inadequados e vícios na fala que passam despercebidos no dia a dia. Veja abaixo as perguntais que aparecem com frequência em uma seleção de emprego.

1- Fale um pouco sobre você
2- Como você se vê daqui a 5 anos?
3- Por que está interessado (a) em trabalhar nessa empresa?
4- Por que devemos lhe contratar?
5- Conte sobre a realização na carreira profissional da qual mais se orgulha
6- Cite três defeitos seus
7- E quais são as suas três melhores qualidades?
8- Qual foi sua maior conquista no quesito profissional?
9- O que você fez enquanto estava desempregado (a)?
10- Qual a faixa de salário que você considera justa?

Passos importes para fazer em uma entrevista

Pesquise sobre a empresa: Não esqueça de fazer uma pesquisa sobre a empresa antes de ir para a entrevista. Quais são a missão, visão e os valores dela? Quanto tempo de mercado e como foi fundada? Dessa forma, o profissional demonstra ser uma pessoa interessada e proativa, tendo separado um período do seu tempo para se dedicar a conhecer a organização. Tente incluir informações sobre a organização em suas respostas, o que torna a conversa mais fluida e espontânea.

Ressalte os pontos positivos do currículo: Entenda os requisitos para a vaga e consiga argumentar, comprovando através do seu currículo, que você é a pessoa ideal para a vaga. Crie uma ligação entre os elementos da sua carreira com o cargo que pretendido e com os conhecimentos que você tem – e pode adquirir – na área.

Seja autêntica (o): Tenha autenticidade e se coloque de forma verdadeira para os recrutadores. Não minta sobre realizações que não tenha feito ou conhecimentos que não possua. Reconheça as suas qualidades e aquilo que ainda deve ser melhorado. Não esqueça de deixar claro que apesar de ter dificuldade em uma determinada área, está em busca de melhorias.

Atualize seu conhecimento
O mercado de trabalho para as diversas áreas está cada vez mais concorrido. Por um mero detalhe, seu perfil deixa de ser atraente. Por isso, buscar sempre se profissionalizar é essencial para ter um melhor destaque. São inúmeros cursos profissionalizantes oferecidos tanto de graça, quanto particulares. Se a grana estiver apertada, aproveita as bolsas de estudo oferecidas pelo Educa Mais Brasil, maior plataforma educacional do país. Para conseguir o auxílio, basta entrar no site do Educa Mais Brasil e escolher a modalidade do curso que deseja fazer e clicar em “quero esta bolsa”. São oportunidades de até 70% de desconto.

Veja também

Recusar a vacinação pode levar à demissão por justa causa? Saiba o que dizem os especialistas
Coronavírus

Recusar a vacinação pode levar à demissão por justa causa? Saiba o que dizem os especialistas

Doria cumprimenta Biden por posse na Presidência dos EUA
Boas vindas

Doria cumprimenta Biden por posse na Presidência dos EUA