Com frente fria, cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina registram neve

Neve ocorre quando a água precipita já em estado sólido, na forma de cristais de gelo

Cidades do RS e SC têm neve após frente friaCidades do RS e SC têm neve após frente fria - Foto: James Tavares/Secom

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou queda de neve granular em quatro cidades do Rio Grande do Sul e três de Santa Catarina. O fenômeno foi visto hoje (17) à tarde em Canela, Gramado e Caxias do Sul, na serra gaúcha; e em Palmeira das Missões, no noroeste gaúcho. Em Santa Catarina, a neve granular foi registrada no fim da tarde em Irani, no meio-oeste do estado. Na serra catarinense, o fenômeno também foi visto nos municípios de São Joaquim e Urupema.

Leia mais
Ministério da Saúde vai mudar as embalagens de camisinhas gratuitas


A neve ocorre quando a água precipita já em estado sólido, na forma de cristais de gelo. Estes foram os primeiros registros do fenômeno desde que a frente fria passou a agir sobre a região Sul do país. O instituto prevê que as temperaturas devam cair ainda mais durante a noite de hoje, possibilitando novas ocorrências de neve, especialmente em regiões serranas.

A temperatura nos municípios de maior altitude pode chegar a -5 ºC durante a madrugada desta terça-feira (1 8) , segundo o Inmet. A partir de quarta-feira, a massa de ar polar deve se dissipar, e a temperatura voltar a subir.

Frio em todo o país

A frente fria vinda da Argentina, que ingressou pelo Sul do país, deve levar o frio também a outras regiões. Ela vai atingir o Sudeste e o Centro-Oeste e há possibilidade de chegar até o Norte. No entanto, a intensidade do frio será menor na medida em que a frente avançar.

Veja também

Amazonas receberá cota extra de vacinas para frear pandemia
Coronavírus

Amazonas receberá cota extra de vacinas para frear pandemia

Avião com doses da vacina de Oxford, produzida na Índia, chega ao Rio
Coronavírus

Avião com doses da vacina de Oxford, produzida na Índia, chega ao Rio