A-A+

Com menor risco de rompimento de barragem, moradores de Nova Lima (MG) ensaiam retorno às casas

Nova Lima possui 19 barragens da Vale com capacidade de produzir 13 milhões de toneladas de minério de ferro

BarragemBarragem - Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Um grupo de 51 pessoas que foi retirado às pressas de suas casas por estar numa região sob risco de rompimento de uma barragem da Vale, em Minas Gerais, deve retornar às residências nos próximos dias.

As famílias viviam na região onde está erguida a barragem Vargem Grande, em Nova Lima, cidade de 93 mil habitantes localizada na Grande Belo Horizonte. Em fevereiro deste ano, a estrutura teve seu grau de segurança elevado para o nível 2, considerado crítico.

Após o alerta emitido, a Vale, com o apoio da Defesa Civil, precisou colocar em ação um processo de evacuação. As famílias afetadas foram retiradas do condomínio Solar da Lagoa e das vilas "A" e Codornas da empresa AngloGold Ashanti.

Leia também:
Barragem 'bomba-relógio' faz população de Barão de Cocais (MG) arrumar malas
Escola renasce após rompimento de barragem em Minas Gerais


O trecho entre os kms 37 e 40 da BR-356 também permaneceu sob monitoramento da mineradora porque poderia ser atingido por um eventual rompimento da barragem.Nesta quarta-feira (5), a Vale informou em comunicado que o grau de segurança da barragem aumentou, e o nível de alerta para possíveis rompimentos da estrutura caiu de 2 para 1.

Segundo a empresa, o rebaixamento do risco se deu após uma série de melhorias implementadas na barragem, "como o rebaixamento do nível de água do reservatório; limpeza dos canais de drenagem e estudos de sensibilidade junto à empresa auditora para avaliação do impacto do rebaixamento do nível d'água na estabilidade da barragem", informou.

Também foi feita uma detalhada avaliação técnica das deformações apresentadas no sistema de monitoramento por inclinômetros (instrumentos que monitoram as deformações). "A expectativa é de que, com a continuidade dessas ações, a estrutura seja totalmente retirada da condição de alerta", disse a mineradora.
Uma reunião entre representantes da Defesa Civil e os moradores afetados na região será marcada para que seja feita uma avaliação do retorno das famílias às moradias.

Nova Lima possui 19 barragens da Vale com capacidade de produzir 13 milhões de toneladas de minério de ferro.

Veja também

MTST e frente Povo Sem Medo ocupam prédio da Bolsa de Valores de SP em protesto contra a fome
Brasil

MTST e frente Povo Sem Medo ocupam prédio da Bolsa de Valores de SP em protesto contra a fome

Sem vacina, três irmãos morrem em decorrência da Covid-19 em SC
Coronavírus

Sem vacina, três irmãos morrem em decorrência da Covid-19 em SC