Brasil

Contratos do Fies podem ser renovados até o dia 30 de junho

Alteração no calendário foi causada em decorrência da pandemia

EstudanteEstudante - Foto: Educa Mais Brasil

O aditamento dos contratos dos Fies foi prorrogado até o final de junho. A data também vale para os estudantes que querem fazer transferência integral de curso ou de instituição e para quem deseja solicitar aumento no prazo de utilização do financiamento.

A informação foi divulgada ontem, 14, através da Portaria nº 240/2020 publicada no Diário Oficial da União. A determinação vale para contratos simplificados e não simplificados.

O período de renovação semestral dos contratos foi ampliado por conta da pandemia, que alterou a maior parte do calendário dos programas do governo. Até o dia 30 de junho, os estudantes devem efetuar o aditamento dos licenciamentos liberados até dezembro de 2017 pelo Sistema Informatizado do Fies – SisFies.

Leia também:
Fies 2020: estudantes que precisam validar informações ganham mais tempo
Governo prorroga prazo para renovação de contratos do Fies 

O estudante deve estar atento às seguintes informações: nos casos de aditamentos não simplificados, se houver alterações contratuais, é preciso levar nova documentação comprobatória ao banco fiador, para realizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é feita sistematicamente.

Os contratos que foram efetuados em 2018 com o Novo Fies, seguem as datas definidas pela Caixa Econômica Federal.

O que é o Fies?
O Fies, Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa do Ministério da Educação que oferece financiamento para os estudantes que desejam ingressar o ensino superior em universidades particulares. Com esse auxílio do governo federal, o aluno só paga a faculdade depois de formado.

O projeto que teve início em 2001 têm possibilitado que estudantes de baixa renda tenham acesso a faculdade, permitindo que eles tenham educação de qualidade e que não seja preciso se preocupar com o pagamento das mensalidades durante o curso.

O Fies abre inscrições em todos os semestres. O estudante que deseja se candidatar ao programa deve estar atento às datas e separar todos os documentos necessários para a inscrição. A renovação contratual também deve ser feita semestralmente. Nesse processo, chamado de aditamento, todas as informações inseridas no SisFies são validadas para que o estudante possa ter continuidade no programa.

Veja também

Polícia investiga se belga foi dopado antes de ser morto por cônsul
Rio de Janeiro

Polícia investiga se belga foi dopado antes de ser morto

Operação Guardiões do Bioma apreende 23,9 toneladas de minério
Investigação

Operação Guardiões do Bioma apreende 23,9 toneladas de minério