A-A+

Cresce em 10% o número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo

O movimento vai em oposição às uniões entre pessoas de sexo oposto, que teve queda de 2,3% no ano passado

Os casamentos entre cônjuges femininos representaram 57,5% das uniões civis dessa natureza, em 2017Os casamentos entre cônjuges femininos representaram 57,5% das uniões civis dessa natureza, em 2017 - Foto: Pixabay

A pesquisa Estatísticas do Registro Civil divulgada nesta quarta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) mostra que, comparando os anos de 2016 e 2017, houve um aumento de 10% no número de registros de união entre pessoas do mesmo sexo.

O movimento vai em oposição às uniões entre pessoas de sexo oposto, que teve queda de 2,3% no ano passado. De acordo com o estudo, o aumento foi puxado especialmente pela alta de 15% do número de casamentos entre mulheres, maior que o de 3,7% entre homens. Ao todo, houve no ano passado 2.500 casamentos entre homens e 3.387 entre mulheres. O aumento foi de 5.354, em 2016, para 5.887, no ano passado.

Leia também:
Pabllo Vittar aborda violência contra homossexuais no clipe de 'Indestrutível'
Homossexuais chineses se escondem com casamentos de conveniência
Mulher de Maria Gadú posta foto anunciando gravidez
Governador promove denúncias contra homossexuais na Tanzânia
Após denúncias, LGBTs criam 'grupos de segurança' e buscam aulas de autodefesa


Os casamentos entre cônjuges femininos representaram 57,5% das uniões civis dessa natureza em 2017. Enquanto os registros de casamento entre cônjuges masculinos cresceram 3,7%, os casamentos entre cônjuges femininos aumentaram 15,1%.

Pelos dados divulgados, o número de divórcios cresceu 8,3% em 2017, comparando com o ano anterior. É o equivalente a 2,48 divórcios para cada mil pessoas com 20 anos de idade ou mais no país. A Região Sudeste apresentou o maior percentual geral de divórcio (2,99%).

Veja também

Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em maio
Auxílio emergencial

Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em maio

Insegurança alimentar: o que há no prato dos brasileiros?
Alimentação

Insegurança alimentar: o que há no prato dos brasileiros?