A-A+

Cresce número de mestres e doutores na educação superior

Segundo o Inep, maior percentual de doutores se concentra na rede pública

Segundo o Inep, maior percentual de doutores se concentra na rede públicaSegundo o Inep, maior percentual de doutores se concentra na rede pública - Foto: Divulgação

O número de professores em busca de qualificação é crescente a cada ano, de acordo com a análise do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Segundo os dados apurados, aproximadamente 80% dos 384 mil docentes têm mestrado e/ou doutorado. O Censo da Educação Superior informou que a meta 13 do Plano Nacional de Educação (PNE) foi alcançada.

A missão da PNE (Lei n.º 13.005/2014) prevê que 75% dos docentes em exercício na educação superior tenham mestrado ou doutorado com, no mínimo, 35% de professores com título de doutor.

Ainda segundo o Inep, o número de professores com doutorado concluído cresceu tanto nas instituições públicas quanto privadas, entretanto, a proporção na rede pública de ensino é maior: cerca de 64,3%. Nos centros privados, a tendência também é crescente, atualmente em 25,9% de doutores.

Já o número de mestres é mais expressivo na rede particular, tendo registrado um decréscimo na educação pública. Nas unidades particulares, metade dos docentes possuem mestrado (aproximadamente 50,1%), sendo que, há 10 anos, este grupo totalizava um percentual de 40%. Os dados de 2018 apontam um em cada quatro professores (25,5%) com mestrado, enquanto em 2008 eles eram 28,1%.

O censo da Educação Superior é realizado anualmente pelo Inep, apurando informações de relevância sobre a educação, avaliação dos institutos de ensino superior, qualidade dos cursos, docentes e o nível de formação dos alunos.

O preenchimento do censo é critério obrigatório para a emissão de documentos e a garantia da participação das instituições em programas do Ministério da Educação, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e as bolsas financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes.

Veja também

E quem nunca se isolou? Trabalhadores essenciais celebram o fim de uma restrição que nunca os tocou
Flexibilização

E quem nunca se isolou? Trabalhadores essenciais celebram o fim de uma restrição que nunca os tocou

Leitura correta da história do Brasil está em jogo, afirmam pesquisadores
História

Leitura correta da história do Brasil está em jogo, afirmam pesquisadores