Cristo Redentor comemora 88 anos

Um dos principais pontos turísticos do Rio, o Cristo Redentor foi projetado por Heitor da Silva Costa, que contou com desenhos do pintor Carlos Oswald e esculturas de Maximiliam Paul Landoswky para cabeça e mãos da estátua

O Cristo Redentor foi erguido entre 1922 e 1931, a pedido da Arquidiocese do Rio de JaneiroO Cristo Redentor foi erguido entre 1922 e 1931, a pedido da Arquidiocese do Rio de Janeiro - Foto: Arquivo/Agência Brasil/ Tomaz Silva

O monumento do Cristo Redentor completa neste sábado (12) 88 anos de inauguração. Considerado Santuário Diocesano desde 2006 e declarado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno em 2007, o monumento fez aniversário sob céu aberto e ensolarado, após uma sequência de dias nublados no Rio de Janeiro.

A data foi comemorada com uma programação especial. Às 8h, foi rezada uma missa pelos 88 anos, celebrada pelo reitor do Cristo Redentor, padre Omar Raposo. Inaugurado em 12 de outubro, o Cristo tem uma capela de Nossa Senhora Aparecida.

Leia também
Sob vaias, Netanyahu cancela visita turística ao Cristo Redentor
Alok e Romana Novais se casam aos pés do Cristo Redentor, no Rio
Santuário do Cristo Redentor terá verba para restauração e manutenção


Logo após, a Sociedade de Amigos da Rua da Carioca (Sarca) cantou parabéns para a estátua de pedra sabão. De hora em hora, turistas e cariocas que visitam o local receberam bênçãos neste sábado.

A comemoração se estendeu até o fim da manhã na Paróquia São José da Lagoa, na zona sul do Rio. Evento ainda conta com shows culturais, coral e entrega de presentes a crianças.

História
Um dos principais pontos turísticos do Rio, o Cristo Redentor foi projetado por Heitor da Silva Costa, que contou com desenhos do pintor Carlos Oswald e esculturas de Maximiliam Paul Landoswky, que trabalhou a cabeça e as mãos da estátua.

Também participaram da obra o especialista em concreto armado Albert Caquot, o engenheiro mestre de obras Heitor Levy e o engenheiro fiscal Pedro Fernandes Viana.

A construção foi erguida entre 1922 e 1931, a pedido da Arquidiocese do Rio de Janeiro, na época dirigida por dom Sebastião Leme.

Veja também

Covid-19: Brasil confirma 14.318 casos e 335 mortes nas últimas 24 horas
CORONAVÍRUS

Brasil confirma 14.318 casos e 335 mortes em 24 horas

75% dos eleitores em São Paulo são contra volta às aulas, diz Datafolha
CAPITAL

75% dos eleitores em São Paulo contra volta às aulas, diz Datafolha