De Temer a Oprah Winfrey: veja os famosos que frequentaram casa de médium João de Deus

O médium é conhecido por tratar doenças como câncer, esclerose, cegueira e depressão

Médium João de DeusMédium João de Deus - Foto: Reprodução/Instagram

O médium João de Deus, que diz fazer cirurgias espirituais através de entidades incorporadas em Abadiânia (GO), ostenta longa carteira de pacientes estrelados - de políticos a celebridades, brasileiros e estrangeiros. Da apresentadora americana de TV Oprah Winfrey ao atual presidente da República, Michel Temer (MDB).

Internacionalmente conhecido por tratar doenças como câncer, esclerose, cegueira e depressão, João de Deus é acusado de agressão sexual por ao menos 13 mulheres. As denúncias foram reveladas neste sábado (8) pelo jornal carioca O Globo e pelo programa "Conversa com Bial", do jornalista Pedro Bial, na TV Globo. As histórias se repetem: o médium chama mulheres para consultas individuais, onde acontecem os abusos. Outro ponto comum é o oferecimento de cristais como presentes.

Sua fama mundial começou em 1991, quando a atriz americana Shirley MacLaine -vencedora do Oscar pelo filme "Laços de Ternura" (1983) - tratou um câncer na região abdominal com João Deus. A bilionária apresentadora só ficou sabendo do médium, no entanto, quando entrevistou o psicoterapeuta Wayne Dyer, que afirma ter sido curado de uma leucemia por ele.

Em 2012, Oprah decidiu vir até a cidadezinha de 15 mil habitantes, dividida ao meio pela BR-060, rodovia que liga Goiânia a Brasília, para conhecer o trabalho de alento e cirurgias espirituais. Lá, ela teria meditado, orado e testemunhado as tais cirurgias, na chamada sala da entidade. 

Leia também:
Médium João de Deus é acusado de abuso sexual
Livro sobre Chico Xavier detalha episódios da vida do médium
Sylvia Siqueira Campos: 'Sociedade precisa encarar o debate e aprender a denunciar o abuso sexual'

Ao sair disse que sentiu "algo muito forte. Foi muito além do que eu esperava". "Achei que ia desmaiar", afirmou Oprah, que exibiu o programa "Você acredita em milagres?" sobre o local. João de Deus já apareceu também em documentário do Discovery Channel.

Um ano antes, a apresentadora - esta brasileira - Xuxa Meneghel marcou presença na cidade. A rainha dos baixinhos foi gravar um quadro para o programa que apresentava, mas acabou ficando para ser "tratada pelas entidades". Chegou a ajudar João de Deus numa cirurgia espiritual, na qual o médium teria raspado o olho de um homem de 52 anos com uma faca. "Ele é um iluminado", disse Xuxa à época.

Quando ainda era ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT) buscou tratamento para o câncer no sistema linfático em Abadiânia. A ex-presidente foi uma das que tomou a água que seria energizada pelo médium, em 2008. O ex-presidente Lula também recorreu a ele durante o tratamento de um câncer na laringe anos depois. Se divida entre o hospital paulistano Sírio-Libanês e os encontros com o médium para cuidar da "saúde da alma". Em 2011, ele recebeu João de Deus no hospital e em seu apartamento, em São Bernardo do Campo (ABC paulista).

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso recebeu, em 2012, o prognóstico de só mais um ano de vida, por causa de um agressivo câncer no esôfago. "Fiz um tratamento intenso de quimioterapia, acupuntura, fito terapia, homeopatia e o Carlos Ayres [Britto, ex-ministro do STF], que é meu amigo querido, levou o João de Deus, que é um médium que vive perto de Brasília, na minha casa", conta Barroso.

O ministro diz que "até fiquei amigo dele, gosto muito dele", ao se referir a João de Deus. E que depois de alguns meses de tratamento, seu médico teria dito que "não saberia explicar exatamente o que aconteceu, mas sua doença desapareceu". Neste ano, cerca de 5 mil pessoas foram ao interior goiano para celebrar o aniversário de Dom Inácio de Loyola, espírito incorporado por João de Deus. Entre os presentes estavam Barroso, a atriz Bruna Lombardi e o marido, Carlos Alberto Riccelli, o fotógrafo Mario Testino e o cineasta Candé Salles.

Na véspera da delação de Joesley Batista, o presidente Michel Temer (MDB) recebeu um passe do médium. Também esteve com João de Deus quando ficou internado no Sírio-Libanês, para fazer uma cirurgia na próstata. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf seria próximo do médium. "O Skaf para tudo o que está fazendo para me preparar um churrasco como eu gosto: com carne bem passada", disse João de Deus, em entrevista à revista Veja, no ano passado.

O médium apareceu ainda num documentário da artista plástica sérvia Marina Abramovic, conhecida por testar os limites de seu corpo através da arte. Ela veio ao país em busca de cura e inspiração artística e "se conectou com o cirurgião psíquico" na cidadezinha goiana, para a gravação de "Espaço Além - Marina Abramovic e o Brasil".

O ex-jogador de futebol Ronaldo Nazário e a namorada, a modelo Celina Locks, visitaram a Casa Dom Inácio de Loyola, em fevereiro de 2018. Celina compartilhou imagens do encontro com o médium João de Deus nas redes sociais. "Gratidão. Obrigada pela fé, pela força e pelo amor com todos que você recebe na casa Dom Inácio e no seu coração. Luz inexplicável", afirmou na legenda, sem dizer o motivo da visita.

Quem também relatou a experiência em Goiás na internet foi o ator Fábio Assunção. No começo deste ano, ele percorreu 11 mil quilômetros de moto para chegar na cidadezinha e tratar o vício em drogas. Em 2013, a atriz Giovanna Antonelli viajou até lá para se encontrar com o médium e também fez uma postagem. "João de Deus. Que experiência linda vivi hoje. Tanta gente com fé, em busca de Deus. Uma energia mágica e respeitosa. Emocionante", escreveu ela na legenda da imagem.

Veja também

Vitória contra a Colômbia cria "casca" para a seleção brasileira, diz Tite
Copa América

Vitória contra a Colômbia cria "casca" para a seleção brasileira, diz Tite

Kleber Mendonça Filho integra o júri do Festival de Cannes
Cinema

Kleber Mendonça Filho integra o júri do Festival de Cannes