Brasil

Em São Paulo, pacientes invadem UBS por vacina de febre amarela

Para garantir o funcionamento da unidade, viaturas da corporação permanecem no local

UBS do Jardim HelenaUBS do Jardim Helena - Foto: Google Street View

A GCM (Guarda Civil Metropolitana) foi obrigada a montar um esquema especial de segurança na Unidade Básica de Saúde do Jardim Helena (zona leste de São Paulo) depois que pacientes invadiram o posto, nesta sexta-feira (19), em busca da vacina contra a febre amarela. Para garantir o funcionamento da unidade, viaturas da corporação permanecem no local.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, o tumulto aconteceu durante a distribuição de senhas para a vacinação. Pacientes se desentenderam e alguns chegaram a invadir a unidade. A Polícia Militar foi chamada e compareceu a UBS para dar apoio aos agentes da GCM. Ninguém foi preso e o atendimento segue normal nesta tarde.

Leia também:
Autorizado repasse de R$ 30 milhões para vacinação contra febre amarela no Rio
Pacientes formam longas filas em busca de vacina contra febre amarela no Recife


A UBS do Jardim Helena é uma das unidades de referência para aplicação da vacina contra a febre amarela para viajantes com destinos a áreas com risco para a doença. Por isso, o posto está abastecido com apenas mil doses do imunizante.

"Mesmo restrito a quem vai viajar essa [e outras unidades] têm recebido um alto fluxo de pessoas buscando a vacina", informou a secretaria.

A pasta reiterou que "a campanha de vacinação tem como público-alvo todos os distritos da zona norte, onde 90 UBS estão aplicando a vacina que reside ou trabalha na região". A ação também contempla três distritos da zona sul (Parelheiros, Marsilac e Jardim Ângela) e parte do Capão Redondo. Na zona oeste, a recomendação é apenas para os moradores do distrito Raposo Tavares.

Vacina fracionada
A capital paulista já anunciou que vai antecipar a campanha de vacinação fracionada para o próximo dia 26, com o objetivo de imunizar 2,5 milhões de pessoas em 15 distritos das zonas leste e sul. "Outros distritos deverão ser incluídos na campanha de vacinação nos próximos meses", diz a nota.

Veja também

Inscrições para Exame Revalida 2022/1 terminam nesta sexta-feira (21)Oportunidade

Inscrições para Exame Revalida 2022/1 terminam nesta sexta-feira (21)

Inep confirma Enem 2022 para 13 e 20 de novembroEducação

Inep confirma Enem 2022 para 13 e 20 de novembro