Em São Paulo, pacientes invadem UBS por vacina de febre amarela

Para garantir o funcionamento da unidade, viaturas da corporação permanecem no local

UBS do Jardim HelenaUBS do Jardim Helena - Foto: Google Street View

A GCM (Guarda Civil Metropolitana) foi obrigada a montar um esquema especial de segurança na Unidade Básica de Saúde do Jardim Helena (zona leste de São Paulo) depois que pacientes invadiram o posto, nesta sexta-feira (19), em busca da vacina contra a febre amarela. Para garantir o funcionamento da unidade, viaturas da corporação permanecem no local.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, o tumulto aconteceu durante a distribuição de senhas para a vacinação. Pacientes se desentenderam e alguns chegaram a invadir a unidade. A Polícia Militar foi chamada e compareceu a UBS para dar apoio aos agentes da GCM. Ninguém foi preso e o atendimento segue normal nesta tarde.

Leia também:
Autorizado repasse de R$ 30 milhões para vacinação contra febre amarela no Rio
Pacientes formam longas filas em busca de vacina contra febre amarela no Recife


A UBS do Jardim Helena é uma das unidades de referência para aplicação da vacina contra a febre amarela para viajantes com destinos a áreas com risco para a doença. Por isso, o posto está abastecido com apenas mil doses do imunizante.

"Mesmo restrito a quem vai viajar essa [e outras unidades] têm recebido um alto fluxo de pessoas buscando a vacina", informou a secretaria.

A pasta reiterou que "a campanha de vacinação tem como público-alvo todos os distritos da zona norte, onde 90 UBS estão aplicando a vacina que reside ou trabalha na região". A ação também contempla três distritos da zona sul (Parelheiros, Marsilac e Jardim Ângela) e parte do Capão Redondo. Na zona oeste, a recomendação é apenas para os moradores do distrito Raposo Tavares.

Vacina fracionada
A capital paulista já anunciou que vai antecipar a campanha de vacinação fracionada para o próximo dia 26, com o objetivo de imunizar 2,5 milhões de pessoas em 15 distritos das zonas leste e sul. "Outros distritos deverão ser incluídos na campanha de vacinação nos próximos meses", diz a nota.

Veja também

Procuradoria pede que Justiça afaste Ricardo Salles do Meio Ambiente
governo

Procuradoria pede que Justiça afaste Ricardo Salles do Meio Ambiente

Após exame no pulmão, Bolsonaro diz que fará novo teste para coronavírus
Coronavírus

Após exame no pulmão, Bolsonaro diz que fará novo teste para coronavírus