EDUCA MAIS BRASIL

Enare inicia inscrições para residências médicas

Provas estão previstas para serem aplicadas em dezembro em todas as capitais

A classificação leva em conta as melhores notas do processo seletivo A classificação leva em conta as melhores notas do processo seletivo  - Foto: Agência Educa Mais Brasil

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Residência (Enare), que podem ser feitas até 8 de novembro, no site do programa. Para essa edição estão sendo ofertadas mais de 3,2 mil vagas de residência médica, multi e uniprofissional distribuídas em 81 instituições em todo o Brasil.


O Enare é a prova unificada de residência para cursos na área de saúde, realizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) vinculada ao Ministério da Educação (MEC). 


Estão aptos a se inscreverem no programa de residência os médicos formados ou formandos em medicina, cursando o último semestre do curso. Para as residências multi e uniprofissionais podem concorrer profissionais da área de saúde, com a graduação concluída e que estejam em situação regular nos Conselhos Profissionais de Classe.


As provas do Enare estão previstas para serem aplicadas em 12 de dezembro em todas as capitais e em mais 23 cidades. A classificação leva em conta as melhores notas do processo seletivo que é realizado em duas etapas. A primeira é uma prova objetiva com questões de múltipla escolha, e a segunda, a análise curricular.


O Enare foi criado em 2020 com o objetivo de otimizar a seleção de residentes para cada hospital, oferecendo benefícios para as instituições e para os próprios candidatos. Para as universidades participantes, os ganhos são menos vagas ociosas, diminuição dos custos e da carga burocrática da realização dos exames individuais. Para os candidatos, o exame unificado diminuiu os custos com a data única para a realização das provas e aplicação em todas as capitais. 

Cronograma Enare:

- 20 de outubro de 2021: abertura do período de inscrições dos candidatos
- 08 de novembro de 2021: encerramento das inscrições dos candidatos
- 12 de dezembro de 2021: aplicação das provas
- 24 de janeiro de 2022: divulgação do resultado final da banca examinadora
- 01 de fevereiro de 2022: início do período de matrícula
 

Veja também

Acumulados de chuva no fim de semana tiveram o calor como combustível, dizem especialistas
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Acumulados de chuva no fim de semana tiveram o calor como combustível, dizem especialistas

Abdias Nascimento, 110 anos: a luta para unir africanos e descendentes
DIREITOS HUMANOS

Abdias Nascimento, 110 anos: a luta para unir africanos e descendentes

Newsletter