Enem 2019: na reta final, revisão do conteúdo, calma e descanso são recomendados

Faltando menos de uma semana para a primeira parte da prova, os candidatos tendem agora a fazer revisões dos conteúdos aprendidos durante todo o ano

Reta final da preparação para o EnemReta final da preparação para o Enem - Foto: Acervo pessoal

No próximo domingo, dia 3/11, os mais de 5 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) farão a primeira etapa da avaliação – são 5h30min para responder as 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas, além da Redação. Faltando menos de uma semana para a primeira parte da prova, os candidatos tendem agora a fazer revisões dos conteúdos aprendidos durante todo o ano.

É o caso da estudante do Ensino Médio, Camila Amorim, que optou também por se preparar para a prova por meio de um cursinho pré-Enem. Com a nota do nota do exame, Camila pretende ingressar em um curso superior na área da saúde. Sua rotina de estudos começa cedo, desde as 8h. À tarde, ela vai para o cursinho onde fica até a noite. Em casa, ela descansa por cerca de 1h e retoma os estudos. “Estou resolvendo questões e revendo fórmulas. Já fiz várias redações ao longo do ano para aprender a otimizar o tempo”, conta a estudante.

A psicóloga e docente do curso de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul, Ksdy Sousa, defende que, antes da prova, o ócio é mais importante do que a revisão e aconselha: “Geralmente, recomenda-se que dois dias antes da prova nada seja feito referente a isso, pois pode gerar mais ansiedade e o cérebro não irá registrar muita coisa. Talvez durante a semana possa ser feito, mas dois ou três dias antes da prova, não”. Ainda de acordo com a especialista, na semana que antecede o Enem, é importante que o candidato dê prioridade ao descanso, à ingestão de alimentos leves, dormir bem, ouvir música, assistir filmes e sair com amigos.

Enem 2019
O Enem é um dos principais meios de acesso ao ensino superior público, através do Sisu, e nas faculdades particulares, através do Prouni e do Fies. Além disso, instituições portuguesas também utilizam a prova como seleção de brasileiros para cursos de graduação. Ao todo, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 42 instituições de Portugal firmaram parceria.

Este ano, algumas mudanças foram implementadas e os estudantes devem ficar atentos. Os lanches levados pelos candidatos serão revistados e haverá eliminação caso o aparelho de celular do participante emita qualquer som durante a aplicação da prova, mesmo estando dentro da sacola lacrada – que é entregue antes do candidato entrar nas salas.

Datas e horários da prova (horário de Brasília)
3 de Novembro: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação. Duração: 5 horas e 30 minutos

12h – Abertura dos portões
13h – Fechamento dos portões
13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova
13h30 – Início das provas
19h – Término das provas

10 de Novembro: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Duração: 5 horas.

12h – Abertura dos portões
13h – Fechamento dos portões
13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova
13h30 – Início das provas
18h30 – Término das provas

Veja também

Carrefour terá que punir funcionário que praticar racismo, decide Justiça
Racismo

Carrefour terá que punir funcionário que praticar racismo, decide Justiça

Empresa de comunicação do governo veta caso Beto Freitas em mídias sociais da Agência Brasil
Veto

Empresa de comunicação do governo veta caso Beto Freitas em mídias sociais da Agência Brasil