Brasil

Enem 2020: apostilas exclusivas para corretores da redação são liberadas para todos os estudantes

Inep disponibilizou material para auxiliar participantes nos estudos

EstudanteEstudante - Foto: Agência Educa Mais Brasil

As apostilas de capacitação de uso exclusivo dos corretores de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), elaboradas para a edição de 2019, foram disponibilizadas para os estudantes que farão a prova neste ano, conforme anunciou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O material detalha os critérios levados em consideração na correção dos textos. O candidato pode baixar seis apostilas, divididas pelos módulos do curso. Além de descrever as situações que levam à nota zero, o conteúdo descreve as cinco competências avaliadas na redação do exame.

A nota da redação do Enem compõe o resultado final do participante e pode impactar consideravelmente, caso ela seja baixa. Por isso, os candidatos têm de conseguir uma boa pontuação na redação, além da obtida nas questões objetivas.

Para que as redações sejam corrigidas de forma justa para todos os participantes, os corretores recebem apostilas com orientações que visam garantir que cada avaliador das redações do Enem corrija os textos aplicando os mesmos critérios.

Esse material, que agora foi disponibilizado para o público, complementa outros materiais de estudo que o Inep já disponibilizava, entre eles a “Redação no Enem – Cartilha do Participante”.

Além disso, os estudantes contam com todas as provas do exame, inclusive as acessíveis, disponíveis para download, juntamente com os respectivos gabaritos.

Inscrições
Termina às 23h59 desta quarta-feira (27) o prazo para as inscrições do Enem 2020. O prazo foi prorrogado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, o adiamento das inscrições do Enem foi desnecessário, uma vez que, segundo ele, "praticamente todo mundo que ia se inscrever já se inscreveu". Em declaração feita durante transmissão ao vivo, o ministro declarou: "As inscrições foram adiadas. Iam terminar sexta-feira [passada], à meia-noite. Adiamos até quarta-feira, mas praticamente todo mundo que ia se inscrever já se inscreveu. Hoje acho que foram 10 mil inscrições, nem precisava ter adiado. Adiamos para deixar todo mundo tranquilo".

Além da prorrogação das inscrições, o Inep e o MEC postergaram a aplicação das provas para um período entre 30 e 60 dias após as datas inicialmente divulgadas nos editais. A escolha da nova data para aplicação das provas será feita em enquete, a ser realizada por meio da Página do Participante, no final de junho.

A isenção da taxa de inscrição para o Enem está assegurada para todos os participantes que atendem aos critérios descritos nos editais. Os demais devem gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 85 e fazer o pagamento até a quinta-feira (28).

Confira, a seguir, arquivos disponibilizados pelo Inep para download:

Guia, Cartilhas e Manuais do Enem
Matriz de Referência do Enem

Manual de correção da redação – Situações que levam à nota zero
 Manual de correção da redação – Competência 1
Manual de correção da redação – Competência 2
Manual de correção da redação – Competência 3
Manual de correção da redação – Competência 4
Manual de correção da redação – Competência 5
A redação no Enem 2019 – Cartilha do Participante
Cartilha do Participante - Redação do Enem 2018
Cartilha do Participante - Redação do Enem 2017
Guia do Participante – Entenda a sua nota no Enem

Notas
 Nota Técnica – Comissão para Leitura Transversal dos Itens do Enem
Nota Técnica - Indicador de adequação da formação do docente da educação básica
Nota Técnica - Indicador Nível Socioeconômico das escolas
Nota Informativa - Motivos das redações com nota zero no Enem 2010
Nota informativa - Respeito aos direitos humanos na redação do Enem 2015
Nota Explicativa - Enem 2014 por escola
Nota Pública – Atendimento especializado e recursos de acessibilidade no Enem

Veja também

Acumulados de chuva no fim de semana tiveram o calor como combustível, dizem especialistas
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Acumulados de chuva no fim de semana tiveram o calor como combustível, dizem especialistas

Abdias Nascimento, 110 anos: a luta para unir africanos e descendentes
DIREITOS HUMANOS

Abdias Nascimento, 110 anos: a luta para unir africanos e descendentes

Newsletter