Educa Mais Brasil

Enem Digital 2020: MEC muda data de aplicação da prova; confira

Mudança foi motivada por causa do coronavírus

Quem optar pelo digital também irá se deslocar para os locais de provaQuem optar pelo digital também irá se deslocar para os locais de prova - Foto: Agência Educa Mais Brasil

Com previsão inicial de ser aplicado nos dias 11 e 18 de outubro, o Ministério da Educação decidiu alterar o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio em sua versão online. Agora, o Enem Digital 2020 será realizado nos dias 22 e 29 de novembro. A mudança ocorreu em virtude da pandemia do coronavírus no país.

Já a versão impressa do exame, segundo o ministro da pasta, Abraham Weintraub, está garantida conforme edital. “É um ano de desafio, em razão da pandemia de coronavírus. No entanto, não é isso que vai fazer com que percamos o ano. Não podemos deixar para depois uma geração inteira de médicos, enfermeiros, engenheiros e professores. Não faz sentido”, afirmou.

Nesse ano, o Enem no formato digital será aplicado para até 100 mil estudantes. As vagas serão disponibilizadas para os primeiros participantes que optarem pela edição digital. A previsão é que a consolidação da prova digital seja realizada até 2026. Após esse período, não haverá mais a versão em papel.

A aplicação do Enem Digital 2020 será idêntica à do Enem impresso. Sendo assim, os participantes que optarem pelo digital também irão se deslocar para os locais de prova, seguindo os mesmos horários e restrições que aqueles que vão fazer o Enem tradicional.
No primeiro dia do exame, 22 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas. Os estudantes terão cinco horas e meia para responder as questões e escrever a redação. No segundo dia, 29 de novembro, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática. Os participantes terão cinco horas de duração.

Cronograma do Enem Digital 2020

Justificativa de ausência no Enem 2019: 6 a 17 de abril
Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 6 a 17 de abril
Divulgação dos resultados da taxa de inscrição: 24 de abril
Período de recurso da taxa de inscrição: 27 de abril a 1º de maio
Período de inscrições no Enem Digital: 11 a 22 de maio
Pagamento da taxa de inscrição: 11 a 28 de maio
Solicitação de atendimento especializado: não possui nesta edição
Solicitação de tratamento pelo nome social: 25 a 29 de maio
Aplicação do Enem Digital: 22 e 29 de novembro

*com informações do Ministério da Educação.

Veja também

Brasil ultrapassa marca de 14 milhões de casos da Covid-19
Boletim

Brasil ultrapassa marca de 14 milhões de casos da Covid-19

Bruno Covas segue internado sem previsão de alta, dizem médicos
Câncer

Bruno Covas segue internado sem previsão de alta, dizem médicos