Escola privada coloca o dobro de alunos no ensino superior em relação à rede pública

Relatório divulgado nesta quarta-feira (5) pelo IBGE deixa claro o contraste educacional no país

Escola da rede estadual de PernambucoEscola da rede estadual de Pernambuco - Foto: Brenda Alcântara / Folha de Pernambuco

Apenas 36% dos alunos que completaram o ensino médio na rede pública entraram numa faculdade. Relatório divulgado nesta quarta-feira (5) pelo IBGE deixa claro o contraste educacional no país.

Quando o aluno veio do ensino médio na rede privada, esse percentual mais do que dobra: 79,2%. Os dados fazem parte da Síntese de Indicadores Sociais 2018. A desigualdade também é percebida quando o recorte é feito por cor. 51,5% dos brancos com ensino médio completo ingressaram no ensino superior em 2017. Quando considerados pretos e pardos, o percentual cai para 33,4%.

Se o aluno é oriundo de escolas privadas, essa diferença é atenuada, no entanto: 81,9% dos brancos que estudaram na rede privada ingressaram no ensino superior, e a proporção é de 71,6% entre pretos e pardos da rede privada.

Leia também:
Extrema pobreza aumenta no país, indica IBGE
Escola sem Partido coloca uma incógnita na educação

Consideradas as classes sociais, a diferença no acesso ao ensino superior é ainda mais acentuada. A maior proporção de estudantes em faculdades é formada pelo um quarto da renda per capita mais alta do país.

A proporção de matrículas por cotas no ensino superior público, porém, triplicou nos últimos sete anos. O percentual subiu de 1,5% em 2009 para 5,2% em 2016. No mesmo período, o percentual de matrículas via Prouni em instituições privadas foi de 5,7% para 7,3%.

O financiamento estudantil também deu um salto. No setor privado, 26,3% dos alunos matriculados contavam com algum tipo de auxílio em 2009. O percentual de auxílio financeiro em 2016 responde por mais da metade das matrículas, com 52%.

Veja também

Amazonas receberá cota extra de vacinas para frear pandemia
Coronavírus

Amazonas receberá cota extra de vacinas para frear pandemia

Avião com doses da vacina de Oxford, produzida na Índia, chega ao Rio
Coronavírus

Avião com doses da vacina de Oxford, produzida na Índia, chega ao Rio