A-A+

Estátua em monumento a Marechal Deodoro da Fonseca é furtada no Rio

Com 400 kg e 2 metros de altura, estátua representava mãe do marechal

Monumento em homenagem ao Marechal Deodoro da Fonseca, na Glória, zona sul do Rio de JaneiroMonumento em homenagem ao Marechal Deodoro da Fonseca, na Glória, zona sul do Rio de Janeiro - Foto: Reprodução / Globo

Uma das estátuas que compõe o monumento em homenagem ao Marechal Deodoro da Fonseca, na Glória, zona sul do Rio de Janeiro, foi furtada neste fim de semana. A escultura em bronze pesa cerca de 400 quilos, tem em torno de dois metros de altura e representa a mãe do Marechal, dona Rosa Paulina da Fonseca. Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do Brasil, entre 1889 e 1891.

A Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Subsecretaria Municipal de Conservação, informou que fará o boletim de ocorrência sobre o furto nesta segunda-feira (17) para que a Polícia Civil dê início à investigação do caso.

Leia também:
Rio de Janeiro confirma primeira morte por sarampo
Polícia Civil analisa vídeo entregue por cervejaria Backer

No caso de vandalismo ou furto de grandes peças, como a da mãe do Marechal, é necessário fazer um levantamento orçamentário, depois uma licitação para que seja confeccionada uma nova escultura e feita a reposição.

Com um dos maiores acervos do país, a gerência cuida, atualmente, de 1.371 monumentos (entre bustos, esculturas, estátuas, relógios e chafarizes). O órgão informou manter um contrato de manutenção de cerca de R$ 900 mil. Os monumentos sob a tutela do município são vistoriados e os reparos necessários, como limpeza, conserto hidráulico, elétrico e reposição de pequenas peças são programados para que sejam executados ao longo do ano.

Um dos casos de maior repercussão no Rio foi o sumiço de seis vigas retiradas do Elevado Perimetral, na zona portuária, que pesavam mais de 110 toneladas. A Perimetral foi demolida como parte do projeto de construção do projeto Porto Maravilha.

Os óculos da estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade, na Praia de Copacabana, também é alvo constante de furto. A estátua em bronze em homenagem a Noel Rosa, em Vila Isabel, na zona norte, é outro monumento cujas peças eram constantemente furtadas.

Veja também

Governo sanciona lei que cria autoridade de segurança nuclear
energia nuclear

Governo sanciona lei que cria autoridade de segurança nuclear

Entenda como funciona a portabilidade de planos de saúde
Saúde

Entenda como funciona a portabilidade de planos de saúde