Estiagem faz Rio decretar emergência em cidades do norte fluminense

Três cidades do norte fluminense já registram prejuízos na produção agrícola com a pouca ocorrência de chuvas

SecaSeca - Foto: Arquivo/Agência Brasil

O governo do estado do Rio de Janeiro decretou nessa quinta-feira (25) situação de emergência nos municípios de Natividade, Itaperuna e São Francisco de Itabapoana pela estiagem registrada nos últimos meses. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (26).

Segundo o governo, as três cidades do norte fluminense já registram prejuízos na produção agrícola com a pouca ocorrência de chuvas. Em Natividade, produtores locais já teriam acumulado perdas de R$ 5 milhões.

Leia também:
Estiagem dá trégua e avicultor comemora
Chuva e estiagem deixam sete municípios em situação de emergência


O decreto libera os municípios para contratar serviços e obras sem licitação, desde que sejam para atender à situação de emergência. A medida terá vigência de 180 dias.

Previsão de chuvas
A meteorologista Marlene Leal, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que uma massa de ar tropical está sobre parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste e têm impedido o avanço de frentes frias, que chegam do Sul. "Esse bloqueio deve ser rompido nos próximos dias. A gente tem uma previsão de chuvas que podem ser fortes, atingindo a região Centro-Oeste e o Sudeste como um todo".

Segundo informações do Inmet, choveu em Itaperuna apenas 15% do que era esperado para o mês de outubro. Em novembro, a chuva superou as expectativas em 10%, mas foram registrados déficits de precipitação em dezembro e janeiro, com chuvas 45% e 35% abaixo do previsto.

Veja também

Amazônia já tem mais queimadas em 2020 do que em todo o ano passado
meio ambiente

Amazônia já tem mais queimadas em 2020 do que em todo o ano passado

Pandemia causa atrasos nas obras de recuperação de Mariana
Mariana

Pandemia causa atrasos nas obras de recuperação de Mariana