FAB localiza gravador de voz de avião que caiu em Paraty

Espécie de caixa-preta do avião, será encaminhado ao Laboratório de Análise e Leitura de Dados de Gravadores de Voo (Labdata), no Cenipa

Resgate em Paraty após o acidente que matou Teori ZavasckiResgate em Paraty após o acidente que matou Teori Zavascki - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Força Aérea Brasileira (FAB) localizou, nesta sexta-feira (20), o gravador de voz da cabine do avião que caiu na quinta (19) em Paraty, no sul fluminense, matando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e mais quatro pessoas. A aeronave PR-SOM se acidentou durante uma tentativa de pouso no aeroporto da cidade.

O gravador, uma espécie de caixa-preta do avião, será encaminhado ao Laboratório de Análise e Leitura de Dados de Gravadores de Voo (Labdata), no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em Brasília. Os destroços da aeronave foram levados para análise no Rio de Janeiro.

A investigação vai apurar elementos que podem ter contribuído para a queda do avião, como os sistemas da aeronave, o projeto, a rota, a meteorologia e aspectos humanos.

As cinco vítimas foram resgatadas entre a madrugada e a manhã de hoje e levadas ao Instituto Médico Legal (IML) de Angra das Reis, município vizinho a Paraty.

Veja também

Vacina da Fiocruz Minas e UFMG avança em testes de laboratório
coronavírus

Vacina da Fiocruz Minas e UFMG avança em testes de laboratório

Governo autoriza apoio da Força Nacional ao ICMBio na Amazônia
Meio ambiente

Governo autoriza apoio da Força Nacional ao ICMBio na Amazônia