Brasil

Governador e prefeito faltam a recepção a vice americano em Manaus

Pence chega a Manaus para visitar famílias de imigrantes venezuelanos que vivem em um dos cinco abrigos da cidade.

O vice-presidente do EUA, Mike Pence, durante declaração à imprensa, no Palácio ItamaratyO vice-presidente do EUA, Mike Pence, durante declaração à imprensa, no Palácio Itamaraty - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), não vai receber o vice-presidente norte-americano, Mike Pence, que visita a capital amazonense nesta quarta-feira (27), no seu segundo dia de viagem pelo Brasil. Depois de provocar mal-estar com um pronunciamento onde cobrou uma ação mais "enérgica" do governo brasileiro para isolar o governo de Nicolás Maduro na Venezuela, na terça-feira (26), em Brasília, Pence chega a Manaus para visitar famílias de imigrantes venezuelanos que vivem em um dos cinco abrigos da cidade.

Segundo o próprio Arthur Virgílio relatou durante uma entrevista na terça, a ausência dele no encontro com Pence foi motivada por exigências do protocolo de segurança da comitiva norte-americana. A segurança teria exigido que Virgílio e o governador do Amazonas, Amazonino Mendes, comparecessem ao aeroporto internacional de Manaus até, no máximo, 9h, quase duas horas antes do horário previsto para a chegada da aeronave. A equipe de Pence também não permitiu a presença da primeira-dama.

Leia também:
Pence visita hoje em Manaus abrigo de venezuelanos
'Se não têm condições de imigrar legalmente, não venham', diz Pence em encontro com Temer
No Planalto, Pence e Temer conversam sobre refugiados venezuelanos


"Eu fico desde 9h, ele chega 10h40 para ver como é que nós estamos tratando os venezuelanos. [...] Ele quer ver sozinho e mais: vem com a mulher dele e não quer que eu leve a minha. Eu não perco nada não vendo o vice-presidente Pence. E ele não perde nada não me vendo, então é um zero a zero bacana e está tudo resolvido", declarou Virgílio.

O governador do Amazonas, Amazonino Mendes (PDT), também não deve se encontrar com Pence. De acordo com a Secretaria de Estado de Comunicação, Amazonino está reunido com o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, com quem dará uma entrevista coletiva nesta quarta sobre o Plano de Segurança Pública que está sendo elaborado com a consultoria de Giuliani. Além disso, segundo a Secom, não foi discutida nenhuma agenda oficial com a comitiva norte-americana.

Veja também

Acumulados de chuva no fim de semana tiveram o calor como combustível, dizem especialistas
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Acumulados de chuva no fim de semana tiveram o calor como combustível, dizem especialistas

Abdias Nascimento, 110 anos: a luta para unir africanos e descendentes
DIREITOS HUMANOS

Abdias Nascimento, 110 anos: a luta para unir africanos e descendentes

Newsletter