CHUVAS

Governo federal articula apoio para afetados pelas chuvas no Rio de Janeiro

Lula conversou com ministros e prefeitos fluminenses neste domingo (14)

Chuvas no Rio: cidade está em estado de emergênciaChuvas no Rio: cidade está em estado de emergência - Foto: Prefeitura do Rio/Divulgação

Leia também

• Rio de Janeiro entra em estado de emergência por causa das chuvas

• Consequências das chuvas de janeiro escancaram falta de resiliência das maiores cidades brasileiras

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, conversou, ontem, com prefeitos fluminenses para oferecer apoio aos municípios afetados por temporais e alagamentos no último sábado (13).

Pelo menos 11 pessoas morreram após as fortes chuvas que atingiram a região, segundo o último boletim da Secretaria de Estado de Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio.

Lula telefonou para Eduardo Paes, prefeito do Rio, e Wagner dos Santos Carneiro, prefeito de Belford Roxo.

De acordo com a nota divulgada pela presidência, foi garantido “todo o apoio do governo federal ao trabalho das prefeituras e assistência da população atingida”.

O presidente também conversou com os ministros Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional; e Wellington Dias, responsável pela pasta do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Waldez deve viajar à região com uma equipe do governo federal para acompanhar a situação e encaminhar as medidas de auxílio aos afetados.

Emergência
O Corpo de Bombeiros informou que segue nas buscas por uma mulher desaparecida após a queda de um veículo no Rio Botas, na altura da Rua Doze, no bairro Andrade Araújo, em Belford Roxo, na noite de sábado (13).

Os bombeiros atenderam a cerca de 230 ocorrências relacionadas às chuvas nas últimas 24 horas, em todo o território fluminense, relacionadas a salvamentos de pessoas, inundações, alagamentos, cortes de árvores, desabamentos e deslizamentos.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, decretou situação de emergência no município devido aos danos e impactos provocados pelas chuvas. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial, na tarde deste domingo. 

Veja também

Central de alimentos abastecerá cozinhas solidárias no Rio Grande do Sul
solidariedade

Central de alimentos abastecerá cozinhas solidárias no Rio Grande do Sul

Dengue: Minas inaugura biofábrica do método Wolbachia
Saúde

Dengue: Minas inaugura biofábrica do método Wolbachia

Newsletter