Brasil
Marisa, uma companheira incondicional
Casal se conheceu quando Lula era líder do sindicato dos metalúrgicos em São Bernardo do Campo
Primeira-dama do Brasil de 2003 a 2010, período em que seu marido ocupou a Presidência da República, Marisa Letícia nasceu em 7 de abril de 1950. Conheceu Lula aos 23 anos, em 1973, e os dois se casaram em 1974, ambos viúvos de seus primeiros casamentos. Juntos, tiveram três filhos. O casal se conheceu quando Lula era líder do sindicato dos metalúrgicos em São Bernardo do Campo. Ela estava grávida de quatro meses e havia perdido o marido, um motorista de táxi, durante uma tentativa de assalto. Desde então, a neta de imigrantes italianos, que cresceu nesta cidade, berço do sindicalismo brasileiro, se tornou o sustentáculo na sombra do esmagador carisma de seu marido.
Lula adotou seu filho, Marcos, e Marisa, que começou a trabalhar ainda criança e passou anos em uma fábrica de chocolate, o acompanhou na luta contra a ditadura (1964-1985), nas greves de 70 e 80 e na fundação do PT em 1980. Sua grande apresentação à nação aconteceu em 1º de janeiro de 2003, quando apareceu radiante, vestida de vermelho, e com os característicos cabelos loiros e ondulados na posse de Lula. Oito anos depois, o casal deixava Brasília com uma popularidade recorde.
Tempestade
Mas tudo começou a desmoronar em 4 de março de 2016. Ao amanhecer daquela sexta-feira, agentes da Polícia Federal entraram na casa do casal e levaram Lula em condução coercitiva para depor sobre seu suposto envolvimento na gigantesca rede de corrupção na Petrobras. Apontado pelo Ministério Público Federal como um dos principais agentes do esquema, o ex-presidente Lula é alvo de várias denúncias.
Em uma delas, relacionada à propriedade de um triplex em Guarujá (litoral de São Paulo), o nome de Marisa é citado. Segundo o MP, a propriedade teria sido doada a Lula pela construtora OAS, em troca de serviços para obter contratos com a Petrobras. Lula sempre negou as acusações e denuncia uma perseguição judicial para impedi-lo de se apresentar à eleição presidencial de 2018.
Veja também

Educação
Revalida 2022 aplica segunda etapa de provas neste sábado (25) e no domingo (26)

Brasil