Brasil

Melhores universidades de Engenharia Civil

Universidade Federal de Pernambuco está entre as 10 melhores do país

Engenharia CivilEngenharia Civil - Foto: Divulgação

Pensando em prestar vestibular para o curso Engenharia Civil? Uma boa notícia: as 10 melhores faculdades do ranking são públicas e a Universidade Federal de Pernambuco é uma delas. O ingresso nessas instituições acontece através do vestibular tradicional, como é o caso da Fuvest na USP, com a nota do Enem ou através dos programas do Governo como o Sisu, que possibilita o acesso às vagas de instituições públicas do ensino superior, e Fies – programa de financiamento estudantil.

Quem pretende estudar em uma faculdade particular, também pode tentar o Prouni, projeto que disponibiliza bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas. Para conseguir uma vaga através das iniciativas governamentais é necessário preencher uma série de requisitos, relacionados a escolaridade e renda familiar.

Como são bastante concorridas e nem todos os estudantes se enquadram nessas exigências, uma alternativa para ter desconto na mensalidade de Engenharia Civil é aderir a uma bolsa de estudo de programas como o Educa Mais Brasil, focado na inclusão educacional. A inscrição é gratuita e realizada no site (https://www.educamaisbrasil.com.br/folhape) Encontre a sua bolsa de estudo de Engenharia Civil e dê o primeiro passo para uma carreira de sucesso.

A lista a seguir foi criada com base no Ranking Universitário Folha (RUF) que, anualmente, analisa as melhores faculdades e cursos do país. Para isso, o RUF utiliza os indicadores de Pesquisa, Mercado, Ensino, Internacionalização e Inovação. Com base no ranking, conheça o ranking de melhores faculdades públicas Engenharia Civil:

1. Universidade de São Paulo (USP)
2. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
4. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
6. Universidade Federal do Paraná (UFPR)
7. Universidade de Brasília (UNB)
8. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
9. Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
10. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Veja também

Acumulados de chuva no fim de semana tiveram o calor como combustível, dizem especialistas
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Acumulados de chuva no fim de semana tiveram o calor como combustível, dizem especialistas

Abdias Nascimento, 110 anos: a luta para unir africanos e descendentes
DIREITOS HUMANOS

Abdias Nascimento, 110 anos: a luta para unir africanos e descendentes

Newsletter