Brasil

Mil homens das Forças Armadas vão atuar nos presídios

De acordo com o ministro Raul Jungmann cerca de 30 equipes foram disponibilizadas. Número pode aumentar de acordo com a demanda

Forças ArmadasForças Armadas - Foto: Agência Brasil

A previsão inicial é de que mil militares das Forças Armadas e cerca de 30 equipes atuem nos presídios de todo o país. A informação foi repassada pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, em coletiva realizada nesta quarta-feira (18). A quantidade de homens, entretanto, poderá aumentar dependendo da demanda dos estados. "Vamos realizar uma análise quantitativa porque vamos atuar por demanda. O ministro ressaltou que caberá ao governador de cada estado solicitar o apoio do efetivo para atuação nos estabelecimentos prisionais.

Leia mais
Publicado decreto que regulamenta atuação das Forças Armadas em presídios


Segundo o Decreto Presidencial nº 17, o efetivo vai atuar auxiliando as forças policiais locais a inspecionar as celas e demais dependências carcerárias em busca de armas, telefones celulares, drogas e outros materiais ilícitos. Jungmann ressaltou que os militares não terão contato direto com os detentos. "As Forças Armadas não vão substituir policiais e agentes penitenciários estaduais. A população carcerária será retirada pela polícia local ou força nacional. Então será feita a varredura e limpeza nessas unidades prisionais. É uma operação localizada, que vai durar horas ou um dia e que logo o espaço volta ao controle dos agentes locais", disse.

A medida é uma resposta do governo à crise enfrentada pelos estados no sistema penitenciário. Desde o começo do ano, pelo menos cinco estados já registraram mortes, rebeliões, fugas e brigas entre membros de facções rivais no interior de estabelecimentos prisionais: Amazonas, Roraima, Paraná; Rio Grande do Norte e Minas Gerais. Em outras unidades da Federação, houve fugas e tentativas de fuga e as forças de segurança estão em alerta.

Veja também

Acumulados de chuva no fim de semana tiveram o calor como combustível, dizem especialistas
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Acumulados de chuva no fim de semana tiveram o calor como combustível, dizem especialistas

Abdias Nascimento, 110 anos: a luta para unir africanos e descendentes
DIREITOS HUMANOS

Abdias Nascimento, 110 anos: a luta para unir africanos e descendentes

Newsletter