Brasil

Operação resgata 113 cães de criadouro clandestino em SP

Usados para reprodução e venda, alguns dos cachorros foram encontrados em caixas, gaiolas e até dentro de armário. Todos viviam em condições precárias de saúde e higiene no local

Operação resgatou 113 cães de diferentes raças em criadouro clandestino em São PauloOperação resgatou 113 cães de diferentes raças em criadouro clandestino em São Paulo - Foto: Reprodução/Facebook Luisa Mell

Uma operação da Polícia Ambiental junto com o Departamento de Fauna e o Instituto Luisa Mell resgatou, na última quarta-feira (28), 113 cães de diferentes raças, além de araras e papagaios de um imóvel onde viviam em situação precária em Cangaíba, na zona leste de São Paulo.

Usados para reprodução e venda, alguns dos cachorros foram encontrados em caixas, gaiolas e até dentro de armário. Muitos eram filhotes. Todos viviam em condições precárias de saúde e higiene no local. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, espaço era usado como um criadouro clandestino.

Leia também:
Veterinários deverão denunciar maus tratos de animais
Vítimas de maus-tratos, iguanas são resgatas em Pau Amarelo
Ministério Público pede fim do minizoo do Parque 13 de Maio

A operação ocorreu após denúncia envolvendo animais silvestres. O Instituto Luisa Mell acolheu e encaminhou os cães para exames e tratamento. "Estou fazendo resgate em outro canil dos infernos. Nunca vi nada igual. Deus me dê forças", disse a ativista, em registrou tudo em suas redes sociais. 

O instituto, agora, buscará na Justiça a posse definitiva dos animais. Os trâmites podem levar semanas. Apenas depois disso os bichinhos poderão ser colocados para adoção. Por enquanto, eles passarão por avaliação médica, vacinação e castração. 

   Adoção responsável

A equipe de Luisa Mell informou que, horas após o resgate, já recebia um grande volume de emails de interessados em adotar um dos vários cães de raça e aproveitou para lembrar que o instituto tem cerca de 150 cães vira-latas prontos para adoção, "esperando a chance de serem amados".

As aves apreendidas no imóvel devem ser encaminhavas a um santuário e, se possível, reintegradas à natureza. O responsável pelo canil foi encaminhado para depoimento e será multado -o valor deverá ser correspondente ao número de animais apreendidos.

 Veja vídeo:

 

Veja também

Acumulados de chuva no fim de semana tiveram o calor como combustível, dizem especialistas
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Acumulados de chuva no fim de semana tiveram o calor como combustível, dizem especialistas

Abdias Nascimento, 110 anos: a luta para unir africanos e descendentes
DIREITOS HUMANOS

Abdias Nascimento, 110 anos: a luta para unir africanos e descendentes

Newsletter