Para além da estética: saiba a importância do cirurgião-dentista

Hoje é comemorado o dia desse profissional

Cirurgião-dentistaCirurgião-dentista - Foto: Educa Mais Brasil

Graças ao Decreto de Lei nº 9.311 de 1884, que regulamentou e criou os primeiros cursos de Odontologia no Brasil, hoje (25), é comemorado o Dia do Dentista. A data ganhou ainda mais destaque pela importância do profissional no tratamento e prevenção de várias doenças bucais que acometem a população. Segundo o Conselho Federal de Odontologia, no Brasil, existem cerca de 578.306 mil especialistas e entidades ativas.

A cirurgiã-dentista Aline Silva dos Santos ressalta a importância deste profissional. “O trabalho do dentista traz vários benefícios. Nós auxiliamos na manutenção da função mastigatória e da saúde bucal geral, que gera repercussões na saúde como todo e também na autoestima, que influencia diretamente na vida social, no trabalho”, explica a especialista.

É indicado que, a cada seis meses, seja feito o acompanhamento odontológico. Assim, é possível prevenir problemas simples e evitar complicações mais graves. “As duas doenças bucais mais prevalentes causadas pela má higiene da boca são a cárie e a doença periodontal, que podem resultar na perda de dentes se não foram tratadas. Por isso, alguns cuidados básicos, como escovação diária, pelo menos 3 vezes ao dia, uso de fio dental e higiene da língua são importantes para prevenir muitas doenças”, conclui Silva.

A graduação em Odontologia tem duração média de cinco anos. Ao longo do curso, o estudante se dedica ao estudo da boca, ossos da face, mandíbula e maxilar e participa de muitas atividades práticas em laboratório, o que complementa as aulas teóricas. Com o campo de trabalho amplo, o cirurgião-dentista precisa acompanhar o crescimento do mercado, investindo em novas especializações e equipamentos, conhecendo as tecnologias que facilitam o seu trabalho. Em média, um cirurgião-dentista tem remuneração entre R$2.414,06 a 4.079,76, segundo o Sistema Nacional de Empregos (Sine).

Se você quer ser um cirurgião-dentista ou pretende se especializar em alguma área da Odontologia, o Educa Mais Brasil 2020 pode te ajudar. O Educa Mais é o maior programa educacional do país e oferece bolsas de estudo de até 70% de desconto em diversos cursos de graduação, pós-graduação e especializações. Acesse o site do programa e saiba mais. As inscrições são gratuitas.

Veja também

Reitores se mobilizam contra cortes no orçamento de instituições federais de ensino
Educação

Reitores se mobilizam contra cortes no orçamento de instituições federais de ensino

Paraná assina acordo para produção de vacina da Rússia contra Covid-19
Coronavírus

Paraná assina acordo para produção de vacina da Rússia contra Covid-19